Da Redação   |   10/09/2019 17:16

Conheça os bastidores da Abav Expo, maior evento de Turismo da AL

Na 47 edição a feira vem com diversas novidades, explorando o lado sustentável e social do evento. Saiba mais sobre as ações desta edição.


Marcel Buono
Magda Nassar
Magda Nassar

Inclusão e sustentabilidade são duas das palavras de ordem da 47° Abav Expo Internacional de Turismo e 52° Encontro Comercial Braztoa, a maior e mais completa feira de negócios do setor de Viagens e Turismo da América Latina. Para tanto, o evento contará com uma equipe de 47 voluntários bilíngues prontos para ajudar todos os visitantes e expositores.

Outra iniciativa foi inserir este ano na ficha de inscrição um item em que o participante pode indicar se é portador de alguma deficiência. De posse dessa informação, a organização entra em contato direto com a pessoa para identificar cada necessidade, como carrinho elétrico para locomoção pelo pavilhões da feira para garantir que ela tenha a melhor experiência possível em todas as áreas do evento.

Já entre os contratados, a feira contará com o trabalho de membros do Instituto PAE (Programa do Atendente Eficiente) na Vila do Saber. Durante toda a programação, seis portadores de Síndrome de Down ficarão responsáveis pela recepção do público.

Outra iniciativa da organização que muitos desconhecem é a abertura da feira durante o período de montagem para que grupos de estudantes da área de eventos possa acompanhar de perto o trabalho prévio e conhecer os bastidores da feira, o que tem contribuído para a qualificação de centenas de jovens nos últimos anos. A cada edição são organizadas duas visitas guiadas, de uma hora e meia de duração , para grupos de no máximo 20 estudantes por vez.

No quesito sustentabilidade, a Abav Expo recebe mais uma vez o Selo Sou Resíduo Zero, que visa a gestão inteligente de todos os seus resíduos provenientes da montagem, realização e desmontagem. O objetivo da campanha é reduzir e desviar a maior quantidade possível de materiais do aterro sanitário e incorporá-lo novamente na cadeia produtiva. A estimativa para este ano é que sejam reciclados 40 toneladas de materiais, classificados em pelo menos 12 tipologias.

Para os organizadores, a boa gestão de resíduos, entretanto, não depende apenas do momento de separação dos materiais. Com o objetivo de sempre melhorar os resultados alcançados, a campanha vai engajar também os expositores, montadoras, equipe de limpeza e visitantes.

A Abav Expo 2019 se realiza de 25 a 27 de setembro no Expo Center Norte (SP). As inscrições para profissionais do setor estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial.

Tópicos relacionados