Rodrigo Vieira   |   11/05/2021 13:33   |   Atualizada em 11/05/2021 13:40

'Mudança ao Ceará não está relacionada à pandemia', diz Abav

Presidente Magda Nassar aponta que pesou o fato de o Ceará ser uma vitrine brasileira para uma retomada


PANROTAS / Emerson Souza
Magda Nassar, presidente da Abav Nacional
Magda Nassar, presidente da Abav Nacional
A decisão da Abav Nacional de transferir a Abav Expo de São Paulo à Fortaleza neste ano não está relacionada ao quadro da covid-19, status da vacinação nos destinos ou qualquer outra problemática da pandemia. As mudanças foram uma decisão da entidade no intuito de crescer e se reinventar mais uma vez neste período de crise. É o que garante a presidente da associação, Magda Nassar.

Apesar de alterar o local do evento a cerca de quatro meses de sua realização, a situação, pesou o fato de o Ceará ser uma vitrine brasileira para uma retomada, tanto no doméstico quanto no fluxo internacional.

"Todos os anos faremos, no segundo semestre, uma Abav itinerante. Esse é um desejo antigo que, portanto, não foi realizado por conta da situação da pandemia em São Paulo, no Ceará ou em qualquer outro Estado. Essa foi uma decisão da Abav Nacional de crescer durante a pandemia. Tudo o que vai ocorrer em Fortaleza poderia, sim, ser feito em São Paulo", afirma Magda Nassar. "Essas mudanças anunciadas partiram da nossa necessidade de mostrar o Brasil ao trade, e entendemos que o Ceará é um destino grandioso e reconhecido no Exterior. É importante ter o protagonismo do nosso produto neste momento de retomada", completa a presidente da Abav, que reitera a estreita parceria entre a entidade e o governo do Ceará.

Jhonatan Soares
Fortaleza, no Ceará, receberá a Abav Expo 2022
Fortaleza, no Ceará, receberá a Abav Expo 2022

"O Centro de Convenções do Ceará está totalmente pronto para um evento do porte que queremos. Essa decisão veio da necessidade de fazer mais", conclui Magda.

Fato é que, em 2022, a Abav itinerante não acontecerá em Fortaleza. O próximo local será divulgado justamente durante a feira, em outubro. A entidade aponta interesse de várias cidades brasileiras em receber o evento, o que acontecerá via BID, diferentemente das decisões no passado, quando os conselheiros votavam nas propostas.

Em março de 2022, uma Abav Expo está prometida para São Paulo.

OUTROS EVENTOS
Questionado sobre o apoio à Abav Expo algumas semanas antes da BTM, evento que ocorria em João Pessoa (como JPA) e migrou para Fortaleza, o secretário Arialdo Pinho, do Ceará, disse que a BTM é um evento regional e está sendo tratado como tal este ano. No futuro, poderá crescer e ser nacional e internacional, mas no momento é uma feira regional, que pode ter alguns conflitos pontuais com a Abav em termos de expositores, mas que não concorre com ela e uma realização não atrapalha a outra.

Para Magda Nassar, quanto mais eventos de Turismo acontecerem, quanto mais se falar de Turismo, será melhor para todos. "E ano que vem não estaremos em Fortaleza. A Abav do segundo semestre será um evento itinerante", explicou.

Tópicos relacionados