Antonio R. Rocha   |   02/04/2022 16:51
Atualizada em 03/04/2022 01:13

Encontro da Abav em Natal se encerra em Pipa (RN); veja 70 fotos

Evento foi considerado um êxito pela diretoria da Abav

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Encontro da Abav em Natal
Encontro da Abav em Natal
A praia da Pipa, em Tibau do Sul (RN), recebeu neste sábado um grupo de cerca de 50 presidentes e diretores abavianos, que participaram do Encontro dos Presidentes Estaduais e Diretoria da Abav Nacional, realizado desde quinta-feira passada no Serhs Natal.

Após almoço no Amô Restaurante e Tapiocaria, no badalado Chapadão da Pipa, o grupo teve confraternização de encerramento a bordo do catamarã Entremares, que navega desde janeiro pela Lagoa de Guaraíras, nos municípios de Tibau do Sul e Georgino Avelino. O barco tem dois níveis e capacidade para 150 pessoas. Em meio a ostras e espumantes, e ao som do saxofone de Jonathas, com direito ao por-do-sol, a Abav Nacional encerrou com muita animação seu primeiro evento de integração na pós-pandemia. A reunião foi considerada exitosa pela presidente nacional, Magda Nassar, que debateu com seus presidentes e diretores diversos temas: do IRRF sobre remessas ao Exterior às mudanças necessárias no estatuto da entidade.

"Foi uma reunião muito proveitosa, a primeira presencial da nova diretoria, eleita no final de 2021. Saímos de Natal mais unidos, mais preparados e com muito otimismo para essa retomada, que chegará ao auge em setembro, de 21 a 23, em Pernambuco, em uma Abav Expo em que esperamos mais de 30 mil profissionais de Turismo", disse ela ao Portal PANROTAS.

PANROTAS / Antonio R. Rocha
Abavianos no Chapadão de Pipa (foto: Canindé Soares)
Abavianos no Chapadão de Pipa (foto: Canindé Soares)
PIPA

Ao contrário de outras ocasiões, nas quais o trade turístico local se mostrou desunido, desta vez integração e interação parecem ser as novas palavras-chave do Turismo da Pipa. Todas as entidades de classe se uniram para receber o grupo da Abav. Além da Secretaria de Turismo local, a ação envolveu a Abrasel Pipa, o Pipa Convention, o Preserve Pipa e a Associação dos Hoteleiros de Pipa e Tibau do Sul (Ashtep).

Para o secretário de Turismo de Tibau do Sul/Pipa, Lavoisyer Macena, "a estratégia atual dos empresários que fazem o Turismo da Pipa é, também, tentar aproximar o turista de eventos que se hospeda em Natal, para pernoite ou mesmo num bate-e-volta. Nossa ocupação média hoteleira no verão foi de 80%, mas caiu para 60% em março", observa.

Com mais de sete mil leitos em quase 250 meios de hospedagem, além de quase 300 restaurantes, dos quais 87 filiados à Abrasel Pipa, o segundo principal destino turístico do Rio Grande do Norte ganhará ainda neste ano uma Escola de Gastronomia.

"Já temos o terreno. Fica no alto de uma falésia. O local é icônico, já que sediou a primeira casa de farinha da região. O Sebrae apóia o projeto, comenta Adrianne Ciantelli, presidente da Abrasel Pipa. Já o sonho de ter um centro de convenções parece ainda longe do município de Tibau do Sul, que já teve um projeto de equipamento para eventos, em 2016, mas não saiu do papel.

Veja fotos do passeio à Pipa e da reunião no álbum abaixo.

Tópicos relacionados