Carlos Baptista destaca papel do GEA para fortalecer agências independentes no Brasil
Carlos é palestrante do 1º evento presencial do GEA Brasil, que ocorre nesta quinta-feira (7), em SP

A unidade Brasil do Grupo GEA vive um momento especial. Após três anos de presença no País, a rede de agências de viagens entra em uma nova fase de crescimento, marcada por uma recente reestruturação e pelo seu primeiro encontro presencial com parceiros, fornecedores e agentes de viagens, que acontece nesta quinta-feira (7), em São Paulo, com cobertura especial da PANROTAS, media partner do evento.
O evento contará com a presença de Carlos Baptista, administrador da GEA Portugal, que soma 20 anos de atuação, e vice-presidente da APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo).
Em entrevista ao Portal PANROTAS, Baptista compartilhou sua visão sobre o atual cenário das agências de viagens e a importância de redes como o GEA para fortalecer a competitividade de pequenas e médias empresas do setor que, segundo ele, enfrentam desafios muito semelhantes em diferentes mercados.
“As agências de viagens atuam como intermediárias na venda de produtos e serviços turísticos, e os desafios relacionados a essa intermediação são bastante semelhantes tanto em Portugal quanto no Brasil. A experiência acumulada da GEA Portugal e da GEA Argentina, com muitos anos de atuação em seus respectivos mercados, certamente oferece aprendizados e soluções que podem ser aplicados no Brasil. Mas o processo é de mão dupla: as agências brasileiras também trarão insights valiosos"
Carlos Baptista, administrador da GEA Portugal
Segundo o executivo, o grande desafio das pequenas e médias agências, que compõem a maioria da rede GEA, é justamente o de se posicionar de forma competitiva em um mercado cada vez mais agressivo. E é aí, de acordo com Carlos Baptista, que a força da rede se revela.
“É justamente aí que o GEA entra, com soluções que atendem às necessidades dessas agências, independentemente do país. Enxergamos muitas similaridades nas necessidades dos agentes de viagens nos diferentes mercados e estamos bem posicionados para contribuir ativamente na superação desses desafios", disse ele.
Sucesso em Portugal e na Argentina

Com mais de duas décadas de atuação em Portugal e 17 anos na Argentina, o GEA já representa mais de 2 mil agentes entre Portugal e América Latina, o que, na avaliação de Baptista, garante uma base sólida de conhecimento e resultados para levar a rede a novos mercados.
"Nossa proposta é justamente aplicar essa experiência e maturidade acumuladas, mas com a humildade de quem entende as particularidades de um novo mercado. Estamos comprometidos em oferecer soluções ágeis e eficazes para as agências, contribuindo para o crescimento do projeto GEA Brasil"
Carlos Baptista, administrador da GEA Portugal
No Brasil, o grupo mira a marca de 180 agências e um faturamento de R$ 100 milhões até o fim de 2025. “Acreditamos que, com trabalho contínuo e proximidade com nossos parceiros e agências, estaremos caminhando rumo a uma posição de destaque também por aqui”, completou Baptista.
Primeira edição presencial do GEA Brasil acontece amanhã
O encontro presencial da rede é visto como um divisor de águas pelo executivo. Mesmo com pouco tempo de atuação no País, o evento marca o início de uma nova fase, mais estruturada, com foco em crescimento e fortalecimento institucional.
“Estamos muito entusiasmados com esse primeiro encontro presencial da GEA Brasil. Apesar de termos apenas três anos de operação no país, passamos por uma reestruturação recente justamente para dar início a uma nova fase de crescimento. Enxergamos este evento como um marco de transição"
Carlos Baptista, administrador da GEA Portugal
Baptista defende ainda que os encontros físicos são essenciais para a consolidação da proposta do grupo. “Eles promovem colaboração, fortalecem vínculos com agências, operadoras e parceiros, e geram um espaço rico de troca e aprendizado mútuo. Nossa proposta é oferecer, por meio dos nossos palestrantes, conteúdos que condensam décadas de experiência e conhecimento do Grupo GEA", destacou.
Por fim, ressalta ainda que o objetivo maior é oferecer valor às agências de viagens de forma tangível e duradoura. “Acreditamos que esse será um passo importante para a evolução do projeto no Brasil", finalizou.