Filip Calixto   |   05/12/2025 11:30

Famtour revela diversidade de Portugal sob olhar de agentes e da Abreu; veja depoimentos

Agentes e Abreu destacam diversidade, acolhimento e novas oportunidades para vender Portugal

PANROTAS / Filip Calixto
Mais de 40 agentes de viagens de todo o Brasil participaram da viagem por Portugal com a Abreu
Mais de 40 agentes de viagens de todo o Brasil participaram da viagem por Portugal com a Abreu

Ao encerrar uma semana de atividades entre Madeira, Alentejo, Évora, Cascais e Lisboa, o MegaFam da Abreu deixa um saldo claro: Portugal mantém - e amplia - sua força como destino prioritário para o brasileiro.

A avaliação é de André Bernardes, diretor Comercial da Abreu no Brasil, que acompanhou o grupo durante todo o percurso e reforça que a viagem cumpriu integralmente seu papel de capacitação e expansão de repertório dos agentes.

Segundo ele, a operação foi pensada para ir além do habitual. "Queríamos mostrar que Portugal não é apenas Lisboa e Porto. São vários 'Portugais' dentro de um mesmo país", afirma Bernardes. Madeira e Alentejo foram escolhidos justamente por esse propósito - ambos destinos de alto potencial, mas ainda pouco explorados pelo mercado brasileiro.

PANROTAS / Filip Calixto
André Bernardes, diretor comercial da Abreu para o Brasil
André Bernardes, diretor comercial da Abreu para o Brasil

"A ideia era abrir a cabeça do agente, mostrar possibilidades reais de venda, hotéis, fornecedores, produtos e experiências que fujam do básico"

André Bernardes, diretor comercial da Abreu para o Brasil

Para a operadora, os insights obtidos ao longo da semana reforçam que o destino segue em ascensão entre os brasileiros, sobretudo entre aqueles que, de alguma forma, consomem os produtos elaborados pela Abreu. A combinação de acolhimento, idioma compartilhado, boa gastronomia, diversidade de atrações e opções para todos os perfis segue como trunfo. "Portugal é a segunda casa do brasileiro. E continua atraindo, mesmo com o aumento de preços", resume o diretor.

O olhar dos agentes

Entre os participantes, o saldo também é positivo e marcado por descobertas. Cada um deles destaca aspectos diferentes, mas todos apontam para a mesma percepção: Portugal é mais amplo, variado e surpreendente do que imaginavam.

PANROTAS / Filip Calixto
Ari Araújo, da Totus Tour, avalia que Portugal é um destino sob medida para seu principal nicho atendido: o Turismo religioso
Ari Araújo, da Totus Tour, avalia que Portugal é um destino sob medida para seu principal nicho atendido: o Turismo religioso

Para Ari Araújo, da Totus Tour, o destaque absoluto foi o Alentejo, especialmente Monsaraz e Vila Viçosa. O profissional, que trabalha fortemente com Turismo religioso, classificou a região como uma revelação. "O Alentejo une cultura, gastronomia, fé e história. Vila Viçosa me emocionou por sua ligação direta com as origens da fé brasileira", pontuou.

PANROTAS / Filip Calixto
À esquerda na foto, Liliane Barbosa, da Personnalité Viagens, destaca a conexão entre Brasil e Portugal como um fator a ser valorizado nas vendas. Na foto ela aparece com Ernandes Furtuna, da Micad Turismo, Nete Landim, da Alluri Turismo, e Lauane Souza, da Realizando Sonhos
À esquerda na foto, Liliane Barbosa, da Personnalité Viagens, destaca a conexão entre Brasil e Portugal como um fator a ser valorizado nas vendas. Na foto ela aparece com Ernandes Furtuna, da Micad Turismo, Nete Landim, da Alluri Turismo, e Lauane Souza, da Realizando Sonhos

Liliane Barbosa, da Personnalité Viagens, de Brasília, reforça a importância histórica na conexão entre Brasil e Portugal, mas se surpreendeu com a variedade de experiências oferecidas no Alentejo e com a atmosfera única da Ilha da Madeira. "Não imaginava que o Alentejo tivesse tantas possibilidades. E a Madeira é diferente de tudo: natureza, gastronomia, estrutura... encanta em todos os aspectos".

PANROTAS / Filip Calixto
Mônica Bastos, da To Fly Viagens, esteve em Portugal pela sexta vez
Mônica Bastos, da To Fly Viagens, esteve em Portugal pela sexta vez

Para Mônica Bastos, da To Fly Viagens, Portugal reafirma sua força como porta de entrada na Europa para viajantes iniciantes: um destino acessível, seguro e diverso. Com seis visitas ao país, ela reforça a importância da vivência prática. "Quando você vem e conhece, a venda muda. Estar aqui faz toda a diferença".

PANROTAS / Filip Calixto
Marinice Pileco, da Ponte do Turismo, ressalta o papel estratégico do país europeu para o mercado do Sul do Brasil
Marinice Pileco, da Ponte do Turismo, ressalta o papel estratégico do país europeu para o mercado do Sul do Brasil

Marinice Pileco, da Ponte do Turismo, de Santa Cahtarina, ressalta o papel estratégico do país europeu para o mercado do Sul do Brasil. Mas admite: foi a Ilha da Madeira que mais a surpreendeu. "É um destino que normalmente não oferecemos, mas vale muito a pena. Pela diversidade, pelo clima, pela experiência. Superou minhas expectativas".

O que mais agradou e se destacou para o grupo

Principais destaques apontados pelos agentes e pelo diretor da Abreu:

  • Madeira como destino revelação - natureza surpreendente, estrutura completa, clima agradável o ano todo.
  • Alentejo em alta - vinícolas, gastronomia, história e experiências autênticas, especialmente Monsaraz, Vila Viçosa e a vivência com produtores locais.
  • Diversidade de Portugal - múltiplas possibilidades de roteiro dentro de um território pequeno.
  • Acolhimento e idioma - fatores decisivos para o brasileiro se sentir seguro e bem recebido.
  • Capacitação prática - visitas técnicas, reuniões com fornecedores e inspeções de hotéis ampliaram repertório e confiança para vender.
  • Experiências personalizáveis - passeios de barco, provas de vinhos, roteiros culturais e turismo religioso aparecem como grandes oportunidades de venda.
  • Facilidade de acesso - ligações aéreas diretas e boa oferta de serviços.

Ao final, o balanço reforça que a viagem cumpriu sua missão. Para André Bernardes, o impacto vai além da semana de atividades: "O que construímos aqui é conhecimento aplicado. Agora os agentes conseguem vender um Portugal mais completo, mais diverso e muito mais verdadeiro".

A PANROTAS viajou a convite da Abreu com proteção Hero Seguros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7454 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes