Filip Calixto   |   10/12/2025 10:25
Atualizada em 10/12/2025 10:26

Turismo de Curaçao celebra resultados históricos e projeta novo salto em 2026; veja fotos

Share de comercialização via agências, que há alguns anos era de modestos 8%, alcançou 45% neste ano

PANROTAS / Filip Calixto
O Turismo da ilha caribenha foi representado por hoteleiros do destino, colaboradores do escritório de Turismo e da representação brasileira da ilha
O Turismo da ilha caribenha foi representado por hoteleiros do destino, colaboradores do escritório de Turismo e da representação brasileira da ilha

ATIBAIA - Agentes de viagens e operadores parceiros se reuniram ontem (9) para celebrar um dos anos mais relevantes para o Turismo de Curaçao no Brasil. O encontro foi conduzido por Janaína Araújo, diretora da Lékè Representações - empresa responsável pela promoção oficial do destino no País -, que apresentou dados inéditos e reforçou a importância do trabalho conjunto com o trade.

Veja o álbum de fotos abaixo

Segundo Janaína, 2025 marcou uma virada definitiva no perfil das vendas de Curaçao no Brasil. O share de comercialização via agências, que há alguns anos era de modestos 8%, alcançou 45% neste ano, consolidando os profissionais de vendas como o principal canal para o destino. Em 2024, esse número ainda estava por volta de 20%, o que evidencia a velocidade da evolução.

Janaína atribui o salto à presença constante da Lékè Representações junto ao trade, ao fortalecimento do relacionamento com parceiros e às ações intensivas de capacitação. Minas Gerais se destacou de forma especial graças ao voo direto da Azul entre Belo Horizonte (Confins) e Curaçao, que durou até setembro. O Estado hoje já é responsável por 18% das vendas do destino no Brasil.

“Uma semana por mês a gente esteve presente lá capacitando agentes. Só o treinamento de uma hora não resolve. Temos uma célula para isso. É venda pura. Hoje o mercado brasileiro conhece os produtos de Curaçao”, destacou Janaina Araujo, reforçando que o trabalho de base foi decisivo para transformar o destino em referência no Caribe entre os vendedores brasileiros.

Durante sua fala, Janaína fez questão de reconhecer o time envolvido no crescimento: o diretor do Curaçao Tourism Board, Hugo Clarinda; profissionais da ilha que apoiam o trabalho; além do time brasileiro. “Essas pessoas juntas fazem acontecer. E graças a esse time, Curaçao vai cada vez mais chegar no ranking. Nosso desejo é levar 100 mil brasileiros para a ilha. E ninguém faz nada sozinho”, afirmou.

PANROTAS / Filip Calixto
Janaína Araújo fez um discurso de agradecimento ao trade pelo ano
Janaína Araújo fez um discurso de agradecimento ao trade pelo ano

Ela também celebrou o trabalho de bastidores que tornou o evento possível. “Infelizmente São Pedro não quis que fosse lá fora, mas quem tem time faz acontecer. Tivemos o plano B imediatamente, colocamos tudo aqui dentro, e o importante é que vocês tenham uma noite maravilhosa", contou lembrando que o evento foi modificado para receber os convidados mesmo num dia de forte chuva.

Embora o foco estivesse nas conquistas de 2025 e nas ações lideradas pela Lékè Representações, o destino também vive um momento mais amplo de expansão - com novas conexões aéreas e crescimento contínuo no interesse dos brasileiros, que reforçam as projeções otimistas para 2026.

Curaçao, ilha holandesa de mar vibrante e personalidade única, segue conquistando o mercado brasileiro - agora com uma rede de agentes mais preparada do que nunca.

Confira fotos do evento desta terça-feira:


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7469 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes