Filip Calixto   |   29/08/2022 11:16
Atualizada em 29/08/2022 11:37

10 tendências do Turismo atual, passadas a bordo do MSC Seashore

A Convenção de Vendas da MSC Cruzeiros apresentou uma palestra a agentes de viagens em um cruzeiro

MSC SEASHORE (OCHO RIOS, JAMAICA) - A mudança no comportamento do consumidor, as novas preferências de viagens e como o fator pandemia interfere em tudo isso. Partindo da análise desses pontos, a Convenção Internacional de Vendas MSC apresentou uma palestra apontando 10 das principais tenências para o mercado do Turismo na atualidade.

PANROTAS / Filip Calixto
Artur Luiz Andrade falou sobre tendências de mercado na Convenção de Vendas MSC
Artur Luiz Andrade falou sobre tendências de mercado na Convenção de Vendas MSC
A apresentação foi feita pelo editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, que também mediou um painel com gestores da armadora na sequência.

Na introdução ao tema, Andrade destacou como a pandemia mudou comportamentos e fez surgir novos valores e pensamentos. Esses novos interesses estão refletidos nas mais diferentes comportamentos do consumidor e valem também para o Turismo.

As 10 tendências apontadas pela palestra foram:

1. Novo mundo
Depois de quase dois anos de uma crise gerada pela pandemia, a Futuresigth Labs revelou que 93% das pessoas em todo o mundo refletiram sobre seus comportamento e valores, o que modificou a maneira de comprar, pesquisar e usufruir das própria escolhas e também das viagens.

2. Valor agregado
Falando a um público formado por agentes de viagens, Andrade sustentou que no cenário atual das vendas é importante ir além da transação e agregar valor à venda.

“O papel do agente de viagens, de personalizar e fazer a curadoria para seu viajante, só ficou mais importante”, afirmou.

3. Personalização e flexibilidade
Os produtos feitos sob medida também ficaram mais importantes no momento da venda. Isso abre a porta para que as chamadas viagens de nicho ganhem mercado.

Alguns dos nichos com campo para crescimento são: luxo, viagens solo, viagens gastronômicas, esportes, viagens com cunho social, LGBTQIA+, Multigerações e viagens por fidelização, entre outras. Além de todas essas vale ressaltar que as viagens em famílias continuam em alta, sendo o centro das atenções das viagens de lazer e agora também das viagem com múltiplos propósitos.

4. Tecnologia
Outra tendência que segue em alta é a aposta em tecnologia com a implementação de ferramentas que ajudem a conhecer mais o cliente, ofereçam melhores serviços e atendimentos, tornem o trabalho mais eficiente e personalize todo o processo de vendas.

5. StoryTelling
Ter história para contar e que esteja incorporada ao produto é cada vez mais atrativo. Isso porque os viajantes buscam propósitos em suas viagens, como é explicado no tópico a seguir.

6. Propósito e múltiplos propósitos
Será cada vez mais comum que as viagens carreguem razões de ser e preencham mais espaços no interesse do turista. Cresce, nesse contexto, a busca por viagens que gerem bem-estar e busquem contribuir com os destinos visitados. Viagens que misturam vários objetivos também vieram pra ficar. Os fornecedores estão preparados para esse viajante? Para o editor da PANROTAS ainda não.

7. Disrupção
Em um mundo que ainda se adapta a novas maneiras de agir e conduzir processos, é necessário contar com fatos como o o surgimento de tendências temporárias, disrupções e altos e baixos no mercado.

8. Empatia
O mundo todo, durante a pandemia, passou pela mesma situação e pela mesma crise. Compreender e respeitar as dores alheias, os gostos do próximo, é fundamental. Inclusive a dor de quem está do outro lado do balcão ou do telefone.

9. Saúde e segurança
O viajante tem dado mais atenção do que nunca a protocolos que resguardem sua segurança e saúde, tanto no aspecto físico como também no mental.

10. ESG
Empresas precisam estar ligadas em ações ligadas ao meio ambiente, sociais e de governança. Se esse processo não for realizado baseado em boa vontade, será na imposição. Andrade usou o exemplo da luta pelos direitos das mulheres que já dura dezenas de anos e ainda continua, com elas ainda ganha do menos que os homens, ocupando menos cargos de liderança e sofrendo violências por conta de serem mulheres. “Se não fossem as vozes lutando pelas mulheres há anos, aqui na plateia não haveria tantas mulheres empresárias e executivas de Turismo. Pensem nisso antes de criticar a militância por essa e outras causas, como a de negros, LGBTQIA+ e PCD, por exemplo. Nós é que vamos mudar a sociedade e ver que a diversidade traz negócios também pois o consumidor, como todos nós, também é diverso.”

A PANROTAS viaja a convite da MSC Cruzeiros, com proteção GTA.

Tópicos relacionados