Artur Luiz Andrade   |   05/05/2023 09:25
Atualizada em 05/05/2023 12:13

Azul Viagens repudia ato de franqueada que detonou agentes de viagens

Loja da Azul Viagens disse que é arriscado comprar em uma agência de viagens multimarca

Azul Viagens
Site da Azul Viagens (imagem anterior foi alterada a pedido da empresa)
Site da Azul Viagens (imagem anterior foi alterada a pedido da empresa)
Em um País onde empresas aéreas como Avianca, ITA, Varig, Vasp, Transbrasil, PanAm, Pluna e Aigle Azur (ex-parceira da Azul Linhas Aéreas), entre tantas outras, já causaram inúmeros prejuízos a agentes de viagens, consolidadores e operadores, quando cessaram suas operações, a franqueada da Azul Viagens Limeira, agência de viagens ligada à Azul Linhas Aéreas, decidiu fazer um vídeo no Instagram dizendo ser arriscado comprar em uma agência de viagens multimarcas, pois ela pode não pagar o fornecedor e o cliente só descobre isso na hora da viagem. A segurança seria sim comprar em uma franquia de uma companhia aérea, “dona do produto”.

A dona da agência, Lia, gravou um vídeo, vestida com uniforme da Azul Viagens, em que diz: “deixa eu te contar uma coisa: você sabia que se comprar uma viagem em uma agência de viagens multimarca e eles não repassarem o valor para a operadora, você não embarca?”.
A empresária continua dizendo que se isso acontecer, “você só fica sabendo na hora de ir mesmo”. Mas nas “lojas oficiais da Azul Viagens”, continua Lia, “você não corre esse risco”.
Ela se diz “vendedora exclusiva da Azul e especialista nisso”, e “não apenas credenciados como as multimarcas”. Lia ainda usa o exemplo de comprar um carro em uma loja fidelizada da montadora ou uma “garagem multimarcas”. “Vem comprar com a gente que é mais seguro”, finaliza ela, com o logo Azul Viagens Limeira ao fundo.

O ataque aos agentes de viagens repercutiu imediatamente no trade, com vários grupos de WhatsApp repassando o vídeo.

Reprodução Instagram Azul Viagens Limeira

Em seguida, a agência da Azul Viagens colocou um pedido de desculpas no Instagram (veja acima), também já deletado, como o vídeo.

Na “Nota de Esclarecimento”, já apagada, a Azul Viagens Limeira disse que “recebemos muitos clientes frustrados por suas viagens que não aconteceram devido a cancelamentos por falta de pagamento de uma determinada agência de viagens multimarca”. A postagem não cita o nome da agência multimarca.

“Para que isso não aconteça com mais passageiros, fizemos a publicação de um reels (vídeo do Instagram), com intuito absoluto de mostrar um dos motivos seguros de comprar nas lojas Azul Viagens. Pedimos desculpas se desonramos outras multimarcas que também exercem um trabalho responsável e comprometido com o Turismo, essa nunca foi a intenção”.

AZUL DESCONHECIA POSTAGEM

Em contato com a reportagem da PANROTAS, a assessoria de imprensa da Azul Linhas Aéreas e Azul Viagens enviou posicionamento oficial (veja a seguir) e disse que se tratou de um ato isolado e sem conhecimento da matriz, da franquia de Limeira, interior de São Paulo. E que medidas estariam sendo tomadas.

Veja a nota oficial da Azul Linhas Aéreas:

“A Azul Viagens informa que o posicionamento da unidade de Limeira não reflete os valores, tratamento e respeito que a operadora, que já possui mais de uma década no mercado, tem com todos os seus parceiros, incluindo as agências multimarcas. A Azul Viagens ressalta, ainda, que a unidade já foi notificada e que tomará as devidas medidas cabíveis ao fato.”

ABAV LAMENTA ATAQUE A AGENTES DE VIAGENS
O presidente da Abav-SP, Fernando Santos, lamentou a atitude da Azul Viagens Limeira e aguarda posicionamento da Azul Linhas Aéreas em resposta ao repúdio da entidade. Veja a mensagem enviada por Fernando Santos à PANROTAS.

“A Abav-SP recebeu inúmeros questionamentos e repúdios de agencias associadas, referente a uma infeliz postagem da fraqueada da Azul Viagens na cidade de Limeira/SP que circulou nas redes sociais nos últimos dias.
Nos manifestamos totalmente contra esse tipo de abordagem que visa unicamente diminuir a confiabilidade das agências de viagens miltimarcas, o que não é verdade.

Diante disso, entendemos que a Azul Viagens (Matriz) deveria se posicionar no sentido de informar ao público B2C que a parceria com as multimarcas é sólida e duradoura, e que não compactua com esse tipo de postagem municipal.
Lamentamos profundamente o ocorrido, na certeza de que essa atitude não faz parte da política de vendas a Azul Viagens, que sempre contribuiu para o bom relacionamento entre franquias x multimarcas.

Aguardamos pronunciamento.
Fernando Santos, presidente da Abav-SP

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