Rodrigo Vieira   |   25/03/2024 11:07   |   Atualizada em 26/03/2024 17:16

Unav notifica American Airlines extrajudicialmente: "cartelismo"

Companhia, em comunicado, diz que novo modelo prejudica concorrência e desprestigia agentes


Depois de a Abav Nacional endossar uma queixa do mercado de dez países latino-americanos contra novo o modelo de distribuição aérea da American Airlines, a Unav é mais uma que se manifesta contra as novas práticas da companhia norte-americana.

Divulgação
Duda Slud, da Unav
Duda Slud, da Unav

A companhia comunica ao Portal PANROTAS que enviou uma notificação extrajudicial para a AA. Veja o comunicado da Unav a seguir:

A Unav, por meio da Flight Help Brasil, seu departamento jurídico, notificou extrajudicialmente a American Airlines com relação à nova política de acúmulo de pontos no programa AAdvantage.

De acordo com o advogado Carlos Ernesto Fleck fica nítida a conduta ilícita por parte da American Airlines, na qual a empresa utiliza basicamente uma estratégia de cartelismo, prejudica a concorrência e desprestigia o valoroso e árduo trabalho de diversas agências de viagens, dentre elas, os membros da Unav.

Duda Slud, diretor de relacionamento com o mercado da Unav, ressalta que a empresa não pretende ajuizar nenhuma ação, mas sim chamar a American para a mesa de negociações para conversar e entender o lado das agências de viagens membro do grupo.

É sabido que no mês passado a American Airlines divulgou uma política mundial de acúmulo de pontos no seu programa AAdvantage exclusivamente para compras através do canal direto ou em agências homologadas, mas ainda não temos as informações de qual critério será usado para homologação.

A Unav esclarece que o objetivo desta notificação é chamar a atenção para o trabalho das agências de viagens e chegar a um bom termo com a companhia aérea que é e sempre foi parceira do mercado de Turismo.

O que gera a crítica da Unav?

A American Airlines anunciou recentemente que fará alterações na forma como os clientes ganham milhas AAdvantage e pontos de fidelidade em voos, dependendo de onde fizerem a reserva. O objetivo das mudanças é incentivar as reservas diretas com a companhia e suas parceiras, segundo a aérea. Mercados de Argentina, Estados Unidos e Brasil já se manifestaram sobre o caso. Por aqui, Abav e Abracorp também se queixaram.

A iniciativa da Abav Nacional foi respondida pela American Airlines, que acusou a carta de promover a desinformação e ser de um pensamento antiquado.

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