Pedro Menezes   |   30/04/2025 12:36
Atualizada em 30/04/2025 13:24

Decolar avança em lucro líquido e atinge R$ 31 bi em reservas em 2024

Lucro líquido também cresceu em relação ao ano anterior, de US$ 24,5 milhões para US$ 27,9 milhões


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Damian Scokin, CEO da Decolar<br/>
Damian Scokin, CEO da Decolar

A Decolar divulgou os resultados financeiros referentes ao quarto trimestre e ao acumulado de 2024, com destaque para uma receita anual de US$ 774,1 milhões, crescimento de 10% em relação ao ano anterior, e para um total de reservas brutas de US$ 5,5 bilhões em 2024 (R$ 31 bilhões na cotação atual), alta de 2% em relação ao ano anterior.

Ainda sobre o ano de 2024, o EBITDA ajustado aumentou 52% em relação ao ano anterior, para US$ 175,2 milhões, US$ 5 milhões em comparação com a projeção revisada de pelo menos US$ 170 milhões, enquanto o lucro líquido aumentou 13,9% em relação ao ano anterior, de US$ 24,5 milhões para US$ 27,9 milhões.

“A Decolar apresentou resultados sólidos no quarto trimestre de 2024 e no ano fiscal de 2024, reforçando a liderança de mercado por meio de marcos importantes. Durante o ano, lançamos o Sofia, nosso premiado assistente de viagens de IA que transformou o planejamento de viagens na América Latina com insights personalizados em tempo real. Também expandimos nossas ofertas B2B e White Label, fortalecendo parcerias em todo o ecossistema de viagens. Logo depois, redefinimos nossa parceria com a Expedia por meio de um contrato de terceirização de hospedagem de 10 anos. aumentando a flexibilidade de sourcing e ampliando nosso portfólio de viagens. Mais recentemente, no início de 2025, firmamos uma nova parceria com o Grupo HBX, ampliando ainda mais a nossa variedade de opções de hospedagem e pacotes de viagens"

Damian Scokin, CEO da Decolar

Destaques do 4° trimestre de 2024

  • Reservas Brutas diminuíram 1%, devido a turbulências cambiais, para US$ 1,5 bilhão;
  • Receita aumentou 8,7% em relação ao ano anterior, para US$ 221,4 milhões, com robusta taxa de aceitação de 14,7%. A receita, considerando a neutralidade cambial, aumentou 44% em relação ao ano anterior;
  • O EBITDA ajustado cresceu 18% em relação ao ano anterior, para US$ 51,5 milhões, devido a uma combinação de crescimento da receita, eficiências operacionais e um aumento nas vendas de pacotes de viagem;
  • Prejuízo líquido de US$ 8,3 milhões no 4T24, impulsionado por variações cambiais desfavoráveis na região. O lucro por ação (LPA) do trimestre foi de US$ (0,19), em comparação com US$ (0,08) no 4T23;
  • O Lucro Líquido Ajustado aumentou 45% ano a ano, atingindo US$ 30,6 milhões no 4T24, em comparação com US$ 21,1 milhões no 4T23. O lucro por ação ajustado, por sua vez, melhorou em relação ao ano anterior para US$ 0,27, ante US$ 0,16 no mesmo trimestre do ano anterior;
  • O número de membros do Programa de Fidelidade aumentou 41% em relação ao ano anterior, de 23 milhões para 32,5 milhões ao fim de 2024;
  • As transações por aplicativo aumentaram 864 bps em relação ao ano anterior, atingindo uma participação recorde de 53,6% do total de transações durante o trimestre;
  • As reservas brutas B2B e White Label aumentaram 28% e 30%, em relação ao ano anterior, respectivamente, e juntas representaram 18% do total de reservas brutas;
  • O caixa total chegou a US$ 247 milhões em 31 de dezembro de 2024, um aumento de US$ 27,5 milhões em relação ao trimestre anterior, enquanto o fluxo de caixa operacional foi positivo em US$ 27,7 milhões, um aumento de US$ 1 milhão em relação ao terceiro trimestre de 2024.

"Nossa receita do quarto trimestre cresceu 8,7% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 221 milhões. Mais importante ainda, nosso foco contínuo em manter uma estrutura de custos eficiente resultou em um aumento de 18% no EBITDA Ajustado em relação ao ano anterior, que atingiu US$ 52 milhões no 4T24. Olhando para o futuro, continuamos firmemente focados em impulsionar um forte crescimento da receita e das margens. Acreditamos que a eficácia de nossas estratégias — otimizar o mix de receitas, aumentar o tráfego orgânico e aprofundar nossa penetração em segmentos de mercado B2B consideráveis — nos posiciona bem para o sucesso contínuo"

Amit Singh, CFO da Decolar

Conclusão da compra da Decolar pela Prosus

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A companhia prevê concluir a transação com a Prosus neste segundo trimestre de 2025
A companhia prevê concluir a transação com a Prosus neste segundo trimestre de 2025

Em dezembro, a Decolar (Despegar) anunciou um acordo definitivo de fusão para ser adquirida pela Prosus, empresa líder em tecnologia global, por US$ 19,50 por ação em uma transação em dinheiro, representando um valor de cerca de US$ 1,7 bilhão em valor de venda. A companhia, agora, prevê concluir a transação neste segundo trimestre.

"Prevemos concluir a transação no segundo trimestre deste ano. Olhando para o futuro, estamos entusiasmados em alavancar a extensa rede de empresas e o sólido balanço patrimonial da Prosus, enquanto continuamos focados em acelerar a inovação, ampliar nosso alcance e estabelecer novos padrões no mercado de viagens. Acreditamos que este marco posiciona a Decolar para uma nova era de crescimento sustentável e sucesso, e não poderíamos estar mais orgulhosos das conquistas excepcionais de nossa equipe no último ano", disse o CEO da Decolar.

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