Pedro Menezes   |   05/06/2025 12:43
Atualizada em 06/06/2025 00:31

Abav amplia ações para fortalecer Turismo receptivo e lança nova missão para WTM Londres

Associação das agências de viagens conta com novo site, com direito a recursos de inteligência artificial

PANROTAS / Pedro Menezes
Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional
Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional

MACAPÁ - A tradicional Reunião de Presidentes e Conselho da Abav Nacional, que acontece neste ano na cidade de Macapá (AP), tem uma quinta-feira (5) intensa pela frente, cheia de pautas para debater desafios e estratégias do agenciamento deste ano de 2025.

Além do lançamento do Censo para mapear agências de viagens e fortalecer as Abavs estaduais, a associação segue fortalecendo sua atuação estratégica com foco em outras três frentes principais: a 2ª Missão Comercial Internacional para a WTM Londres, em novembro, a consolidação de um novo Departamento de Pesquisa, e o avanço do programa de fortalecimento do Turismo Receptivo.

Entre uma pauta e outra, Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional, conversou com a mídia local, como a Record Macapá. Além de destacar os problemas da conectividade aérea, que atingem não só o Macapá, mas como grande parte do País, a presidente não escondeu a ansiedade para conhecer os atrativos da cidade.

"Estamos muito felizes com o convite do Governo do Amapá para realizar a nossa Reunião de Presidentes e do Conselho na capital Macapá. Na sexta (6) e no sábado (7), teremos a oportunidade de conhecer as belezas do Estado, com direito a City Tour pela cidade e um passeio no Rio Amazonas. Vamos buscar o que de mais interessante tem na cidade para promovermos"

Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional

Missão internacional para WTM Londres confirmada

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Luiz Strauss, Conceição Junckes, Ana Carolina Medeiros, Fernando Santos e Rita Vasconcelos, do Conselho da Abav Nacional
Luiz Strauss, Conceição Junckes, Ana Carolina Medeiros, Fernando Santos e Rita Vasconcelos, do Conselho da Abav Nacional

A segunda missão comercial da Abav à WTM Londres 2025 está confirmadíssima e já com inscrições abertas para participação na comissão especial. Os interessados têm até o dia 28 de junho para manifestar interesse. A viagem será realizada de 2 a 7 de novembro, com foco na feira, que acontece entre os dias 4 e 6 de novembro.

Podem participar presidentes das Abavs estaduais e membros do Conselho de Administração da Abav Nacional, que deverão ter autonomia para reuniões de negócios em inglês, sem necessidade de assistência.

O pacote da missão inclui credencial com acesso ao sistema de agendamento de reuniões, acomodação em hotel quatro estrelas, e passagens de ida e volta, com subsídio da Abav Nacional. O custo estimado é de 300 libras por pessoa em quarto duplo ou 500 libras em quarto single.

Fortalecimento do Turismo Receptivo

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Ney Gonçalves, do Conselho de Ética e da Comissão de Turismo Receptivo da Abav Nacional, e Maria Conceição Junckes, vice-presidente da Abav Nacional
Ney Gonçalves, do Conselho de Ética e da Comissão de Turismo Receptivo da Abav Nacional, e Maria Conceição Junckes, vice-presidente da Abav Nacional

Dentro da estratégia de qualificação e valorização do receptivo, a Abav Nacional mantém em andamento uma série de ações por meio da Comissão de Turismo Receptivo, lançada em maio, com reuniões junto a agências especializadas e o desenvolvimento de propostas concretas para fortalecer esse segmento em todo o País.

Este é um desejo e uma necessidade da atual gestão. E um dos principais projetos é o Brasil Recebe, focado em identificar, qualificar e promover as agências associadas que atuam com receptivo. O piloto do programa foi iniciado em São Paulo, com curso de qualificação e ações promocionais. A expectativa é expandi-lo para outros Estados, oferecendo suporte em promoção e visibilidade às agências que se destacarem.

Essa luta vem de anos para que a gente possa realmente desenvolver o segmento. Todos os agentes de viagens sabem: quem faz a felicidade do turista é o receptivo. É o coração de todo o programa. Precisamos aproveitar esta oportunidade e trabalhar com dados. Já avançamos muito desde que fomos convocados para essa comissão. A Abav não é só receptiva, mas também não é só emissiva — um complementa o outro"

Ney Gonçalves, do Conselho de Ética e da Comissão de Turismo Receptivo da Abav Nacional

A 1ª vice-presidente da Abav Nacional, Maria Conceição Junckes, que também faz parte da Comissão de Turismo Receptivo da Abav Nacional, trouxe uma análise direta sobre os desafios enfrentados pelo receptivo no Brasil. Para ela, o segmento ainda é pouco ouvido, mas tem ganhado espaço graças ao esforço coletivo.

“O receptivo é um segmento pouco ouvido, e hoje as operadoras já querem chegar ao destino com o receptivo incluído. Esses profissionais precisam ser capacitados. Nós somos agentes de viagens. Montamos um pacote, mas é o receptivo que completa a felicidade do cliente. Trabalhamos muito pela profissionalização do Turismo, e se quisermos ser realmente profissionais, precisamos ter toda a cadeia capacitada. No geral, precisamos analisar, propor medidas e fomentar o desenvolvimento e o aprimoramento das atividades de receptivo no Brasil"

Maria Conceição Junckes, vice-presidente da Abav Nacional

A valorização do Turismo receptivo também foi destacada pela presidente Ana Carolina Medeiros, que reforçou a importância do segmento para a experiência do turista e o desenvolvimento do setor. Segundo ela, o agente de viagens precisa entender que o receptivo é parte fundamental da viagem, seja na comissão ou na experiência do cliente in loco.

"Não recebemos do Uber, do guia ou do hotel quando o turista já está no destino. Mas, com um receptivo qualificado, temos segurança de que a venda será respeitada, seja a empresa nacional ou não, e nossa comissão garantida. É o receptivo que garante que o seu cliente será tratado com todo o cuidado, seja nos passeios ou durante a estadia. Precisamos desmistificar que esse serviço é caro. O turista vai pagar de qualquer forma — guia, táxi, Uber —, mas talvez não tenha uma boa experiência. E não existe venda independente. Se o cliente for mal recebido, ele não volta. Nosso receptivo tem que ser cada vez melhor para que o Turismo interno cresça, e o internacional também. O receptivo é o que faz crescer, e quem investe, investe para ser bem recebido"

Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional

Comunicação integrada para fortalecer imagem da Abav e valorizar ações regionais

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Izabela Medeiros, coordenadora de Comunicação da Abav Nacional
Izabela Medeiros, coordenadora de Comunicação da Abav Nacional

Um dos pilares destacados durante a reunião foi a importância da comunicação integrada entre a Abav Nacional e as Abavs Estaduais. A proposta, apresentada pela coordenadora de Comunicação da Abav Nacional, Izabela Medeiros, é unificar a identidade visual e o discurso institucional.

Isso passa pela construção materiais conjuntos, como matérias com os logotipos das entidades regionais, gráficos informativos e um e-book que consolidará os feitos da associação — incluindo reuniões, políticas públicas, atuação do ICCABAV, além de demandas externas e ações realizadas em todo o país.

"A iniciativa visa garantir uma imagem coesa da Abav, fortalecendo o reconhecimento institucional diante da imprensa, das redes sociais e do público em geral. Para isso, a orientação é que todas as Abavs sigam os alinhamentos definidos em encontros como o atual, de forma que as respostas e posicionamentos da entidade se mantenham consistentes e organizados"

Izabela Medeiros, coordenadora de Comunicação da Abav Nacional

Como complemento a esse novo momento da comunicação, a associação lançou um novo site para a Abav Expo, que conta com recurso de inteligência artificial. A ferramenta será implementada para agilizar o atendimento de dúvidas simples e facilitar o acesso às informações institucionais sobre a feira, conforme informou a diretora executiva Jerusa Hara.

Reprodução
Site da Abav Expo está de cara nova
Site da Abav Expo está de cara nova

Além disso, a Sala Vip do Associado ganhará protagonismo durante a Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro, em outubro, sendo um espaço exclusivo para associados. A novidade é a presença das assessorias de imprensa das Abavs Estaduais na feira, que será incentivada como parte da estratégia de divulgação das ações realizadas em conjunto.

A PANROTAS viaja a convite da Abav Nacional.

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