Poder da presença é diferencial para o agente do futuro, diz Janaina Araújo
Técnica de respiração guiada inspira agentes de viagens que compareceram ao PANROTAS Next de Florianópolis

O poder da presença e a capacidade de se conectar genuinamente com os clientes são dois dos principais diferenciais do agente de viagens do futuro. A afirmação é de Janaina Araujo, CEO da Lékè Representações, que insprou os participantes do PANROTAS Next 2025, hoje em Florianópolis.
Para demonstrar a importância da presença, a representante do Turismo de Curaçao no Brasil conduziu uma técnica de respiração guiada com os participantes. "A presença é algo muito importante. Como a gente ancora, como a gente fica aqui neste momento que nós temos. Como a gente consegue trazer a nossa equipe?", questionou.

A executiva, que também representa o grupo marroquino Xaluca, iniciou sua apresentação com dois minutos de respiração consciente, orientando os agentes com as técnicas necessárias. Segundo Janaina, em um mundo com enxurrada de informações, manter a mente focada é um dos maiores desafios, e o profissional do futuro é aquele que consegue se conectar olho no olho, estar presente e praticar a escuta ativa.
"Não tem nada a ver com o espiritual. É técnica pura e quando a gente pratica um minutinho antes de cada reunião, você consegue se conectar com seu cliente", explicou.
Antigamente, independentemente da carreira, nós valorizávamos apenas a parte técnica dos profissionais. Mas hoje, atualmente, agora e daqui para frente, quem sente mais, quem conecta mais, quem entende de pessoas e emoções é que vai liderar", enfatizou.
Para Janaina, a tecnologia aprende tarefas, mas não substitui empatia, criatividade, ética e inteligência emocional. O verdadeiro diferencial do agente do futuro é ser tecnológico sem perder a humanidade, desenvolvendo habilidades de comunicação, posicionamento e, principalmente, a capacidade de ouvir plenamente o cliente para entender suas necessidades e expectativas.

A CEO da Lékè destacou que os agentes são curadores e empreendedores, pois quando o cliente chega até eles, ele tem um sonho e idealizou uma viagem. "Vocês são a referência que ele tem de segurança, o agente de viagens que já foi no destino, o agente de viagens que vai me entregar a melhor opção", afirmou.
Para isso, é fundamental desenvolver inteligência emocional, especialmente quando o cliente demonstra dúvidas ou não percebe o valor do tempo do profissional. "A inteligência artificial é importante para ganhar tempo, mas o que vai conectar esse cliente, o que vai fazer ele decidir comprar com vocês é o que você passa para ele, é a confiança."
Janaina concluiu sua apresentação reforçando que o agente comum apenas executa, enquanto o agente do futuro evolui, se adapta, inova e cria valor com tecnologia, inteligência emocional e propósito claro. "Reinventar sua trajetória profissional hoje não é mais uma opção, é uma decisão estratégica. Não vendemos mais produtos ou serviços, vendemos experiências, soluções e, acima de tudo, vínculos", finalizou. A executiva enfatizou ainda a importância da educação continuada e do planejamento diário, lembrando que "a atualização constante é a nova segurança profissional" em um mercado onde não existe mais zona de conforto.