Rodrigo Vieira   |   24/06/2025 21:02

Poder da presença é diferencial para o agente do futuro, diz Janaina Araújo

Técnica de respiração guiada inspira agentes de viagens que compareceram ao PANROTAS Next de Florianópolis

PANROTAS / Emerson Souza
Janaina Araújo, CEO da Lékè Representações, se apresenta na edilão de Florianópolis do PANROTAS Next 2025
Janaina Araújo, CEO da Lékè Representações, se apresenta na edilão de Florianópolis do PANROTAS Next 2025

O poder da presença e a capacidade de se conectar genuinamente com os clientes são dois dos principais diferenciais do agente de viagens do futuro. A afirmação é de Janaina Araujo, CEO da Lékè Representações, que insprou os participantes do PANROTAS Next 2025, hoje em Florianópolis.

Para demonstrar a importância da presença, a representante do Turismo de Curaçao no Brasil conduziu uma técnica de respiração guiada com os participantes. "A presença é algo muito importante. Como a gente ancora, como a gente fica aqui neste momento que nós temos. Como a gente consegue trazer a nossa equipe?", questionou.

PANROTAS / Emerson Souza
Profissionais no PANROTAS Next 2025 participam de dinâmica de Janaina Araújo
Profissionais no PANROTAS Next 2025 participam de dinâmica de Janaina Araújo

A executiva, que também representa o grupo marroquino Xaluca, iniciou sua apresentação com dois minutos de respiração consciente, orientando os agentes com as técnicas necessárias. Segundo Janaina, em um mundo com enxurrada de informações, manter a mente focada é um dos maiores desafios, e o profissional do futuro é aquele que consegue se conectar olho no olho, estar presente e praticar a escuta ativa.

"Não tem nada a ver com o espiritual. É técnica pura e quando a gente pratica um minutinho antes de cada reunião, você consegue se conectar com seu cliente", explicou.

Antigamente, independentemente da carreira, nós valorizávamos apenas a parte técnica dos profissionais. Mas hoje, atualmente, agora e daqui para frente, quem sente mais, quem conecta mais, quem entende de pessoas e emoções é que vai liderar", enfatizou.

Para Janaina, a tecnologia aprende tarefas, mas não substitui empatia, criatividade, ética e inteligência emocional. O verdadeiro diferencial do agente do futuro é ser tecnológico sem perder a humanidade, desenvolvendo habilidades de comunicação, posicionamento e, principalmente, a capacidade de ouvir plenamente o cliente para entender suas necessidades e expectativas.

PANROTAS / Emerson Souza
Janaína Araújo no Next 2025, etapa de Florianópolis
Janaína Araújo no Next 2025, etapa de Florianópolis

A CEO da Lékè destacou que os agentes são curadores e empreendedores, pois quando o cliente chega até eles, ele tem um sonho e idealizou uma viagem. "Vocês são a referência que ele tem de segurança, o agente de viagens que já foi no destino, o agente de viagens que vai me entregar a melhor opção", afirmou.

Para isso, é fundamental desenvolver inteligência emocional, especialmente quando o cliente demonstra dúvidas ou não percebe o valor do tempo do profissional. "A inteligência artificial é importante para ganhar tempo, mas o que vai conectar esse cliente, o que vai fazer ele decidir comprar com vocês é o que você passa para ele, é a confiança."

Janaina concluiu sua apresentação reforçando que o agente comum apenas executa, enquanto o agente do futuro evolui, se adapta, inova e cria valor com tecnologia, inteligência emocional e propósito claro. "Reinventar sua trajetória profissional hoje não é mais uma opção, é uma decisão estratégica. Não vendemos mais produtos ou serviços, vendemos experiências, soluções e, acima de tudo, vínculos", finalizou. A executiva enfatizou ainda a importância da educação continuada e do planejamento diário, lembrando que "a atualização constante é a nova segurança profissional" em um mercado onde não existe mais zona de conforto.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados