Karina Cedeño   |   11/08/2025 09:28
Atualizada em 11/08/2025 18:41

Referência na venda de cruzeiros: conheça a agência Mendes Tur, de Ines Bellini

Agência se destaca na Baixada Santista pelo seu atendimento e expertise na venda de cruzeiros


PANROTAS / Emerson Souza
Ines Bellini, diretora da Mendes Tur
Ines Bellini, diretora da Mendes Tur

De agência ela entende bem: começou na bancária, onde ajudava clientes a planejar o futuro financeiro, e hoje, na de viagens, comanda os negócios e auxilia na escolha do próximo destino - de preferência cruzeiros, sua especialidade. Estamos falando de Ines Bellini, diretora da Mendes Tur, uma das empresas mais tradicionais e conhecidas na Baixada Santista, no litoral paulista.

A história da agência de viagens começou na mente da Ines de vinte e poucos anos. Trabalhando como subgerente no banco Bradesco, ela já fazia um trabalho notável, mas nutria uma paixão por outra área. “Eu era apaixonada pelo Turismo e, naquela época, o banco tinha a Bradesco Turismo, onde eu queria trabalhar. Mas quando fui pedir ao meu diretor para ser transferida para lá, ele não deixou. Então, falei que iria sair do banco”.

O diretor ainda fez uma oferta tentadora de um cargo de gerência, caso Ines permanecesse no banco por mais dois anos, mas ela já estava decidida: queria trabalhar em uma agência de viagens. E era hora de realizar o seu sonho (e o dos passageiros).

Nasce a Mendes Tur, em 1987

Foi aí que Ines e Armênio Mendes, fundador do Grupo Mendes, se aproximaram para firmar uma sociedade que deu origem à agência Mendes Tur, no shopping Miramar. Fundada em setembro de 1987, a agência começou com apenas um balcão de atendimento e o objetivo inicial era fazer receptivo para os hóspedes dos hotéis do Grupo Mendes em Santos. Mas Ines não gostava muito desse trabalho de receptivo e preferia vender viagens. O tempo foi passando e as vendas foram progredindo. Armênio se manteve sócio da Mendes Tur até 2004, quando transferiu as cotas da agência para o irmão, Américo Mendes.

Ines resolveu reformar a agência com dinheiro do próprio bolso e continuou tocando o negócio sozinha. O começo não foi fácil, pois ela tinha apenas um funcionário, mas os negócios foram deslanchando e hoje a Mendes Tur (que também tem uma filial no shopping Praiamar, em Santos), oferece serviço de câmbio, vistos e viagens para todo o mundo, e também é uma das agências Tap partner no Brasil.

Referência na venda de cruzeiros

PANROTAS / Emerson Souza
De cruzeiro ela entende: a Mendes Tur é referência na venda do produto
De cruzeiro ela entende: a Mendes Tur é referência na venda do produto

Quem chega na Mendes Tur do shopping Miramar nota, logo na entrada, uma réplica imponente do navio MSC Seaview. Na sala de Ines, outras miniaturas de navio dividem a estante com fotos de sua família. Todas essas embarcações no escritório dão uma pista de qual é o carro-chefe da agência: os cruzeiros.

Ines começou vendendo Costa Cruzeiros e hoje também vende MSC e PromoAção. No internacional, vende Celebrity Cruises, NCL, Princess Cruises e Royal Caribbean. Ela lembra que pendurava banners de sete metros de altura no shopping para a divulgação dos navios. Não demorou muito para se empolgar com as vantagens do produto.

“O cruzeiro é um produto que dá para dominar do início ao fim, dificilmente dá problema e, quando dá, você tem com quem falar. Além disso, é um produto que as pessoas compram com muita antecedência”.

Isso facilitou as vendas e, ao longo do tempo, Ines viu nesse segmento uma boa aposta para sua agência.

Hoje o doméstico responde pela maior parte (70%) de suas vendas de cruzeiros, enquanto o internacional representa o restante do share (30%). Nos pacotes de viagens, é o oposto: 70% de share internacional e 30% nacional. Europa se destaca nas vendas, seguida pelos EUA.

E Ines não apenas vende cruzeiros, como também é uma cruzeirista nata. Que o digam suas pastas recheadas com todas as chaves de cabines dos cruzeiros que ela fez ao longo da vida.

São muitas as viagens de cruzeiro, mas algumas foram marcantes: a inauguração do MSC World Europa, em Doha, um cruzeiro da Costa para Trieste, na Itália, e dois cruzeiros da NCL, sendo um para o Alasca e outro de Barcelona para Atenas no navio Gateway. Mesmo com tantas memórias, sua pasta ainda guarda espaço para um cruzeiro que ela sonha fazer: o da Disney Cruise Line. Para levar o neto e o outro que está a caminho, mas também para conhecer mais um produto com seu olhar técnico e apaixonado.

PANROTAS / Emerson Souza
Cruzeirista de carteirinha: Ines Bellini mostra sua coleção de chaves de suas viagens de cruzeiro pelo mundo
Cruzeirista de carteirinha: Ines Bellini mostra sua coleção de chaves de suas viagens de cruzeiro pelo mundo


Diferenciais da Mendes Tur

Em um mercado tão competitivo, qual é o segredo da Mendes Tur para se destacar e ser referência entre as agências de viagens? “O atendimento da minha equipe. Esse é grande diferencial que temos”, afirma a diretora da Mendes Tur. A matriz e a filial da agência contam com 16 funcionários, que participam de constantes treinamentos.

“Tenho pessoas em minha equipe há 25 anos e nos preocupamos com todos os detalhes do atendimento. Sabemos que é preciso muita habilidade para mostrar ao passageiro o que a internet não mostra”, diz Ines, enfatizando a expertise que só os agentes de viagens têm. Para ela, Turismo é aprendizado e relacionamento. “Quem não tem humildade, vontade de aprender e um bom relacionamento com o mercado, não vai para a frente”. E o relacionamento dela com as operadoras de Turismo vai muito bem.

“Sempre tive apoio das operadoras e sou muito fiel a algumas delas. Temos que trabalhar com quem nos dá confiança, nos apoia e nos socorre. As operadoras me apoiaram muito nas remarcações que tive que fazer durante a pandemia”, conta, lembrando que esse foi um período muito desafiador, já que o shopping fechou e a loja ficou lacrada por quatro meses.

Hoje, a Mendes Tur trabalha com operadoras como Abreu, BestBuy Travel, Diversa, Lusanova, Mondiale, Queensberry e Visual, principalmente. Na consolidação a parceria é com a Ancoradouro e nos seguros com a GTA, sendo que os pacotes da MSC já incluem Europe Assistance no sistema, o que facilita a venda, segundo ela. E mesmo tendo nascido no final dos anos 1980, a empresa já é antenada nas novas tecnologias: Mendy, a bonequinha virtual da Mendes Tur, já aparece em peças publicitárias, dando dicas de viagens. “A gente tem que ir se modernizando com os acontecimentos do mercado”, comenta Ines.

Viagem para elas

Ela, que foi e continua sendo uma liderança feminina em tempos em que a mulher luta por protagonismo no mercado de trabalho, realizou seu sonho e hoje permite que outras mulheres realizem os seus: “Em parceria com a apresentadora e podcaster Claudia Mondello, a Mendes Tur criou um pacote de viagem na Itália para um grupo de mulheres. O Turistando com Elas by Claudia Mondello acontece em setembro e será o primeiro projeto de outros que estão por vir”, conta uma Ines que carrega em si muitas versões: a do Bradesco, a Bellini e a da Mendes Tur - agência que nasceu da união de todas elas. E a que está sempre rodeada de amigos, bons profissionais e da família. Seu sonho, aliás, é ver o filho, engenheiro, tocando o legado da Mendes Tur, que em 2027 chegará aos 40 anos. Será?

Veja, no álbum abaixo, quem faz parte da equipe da Mendes Tur:


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados