Eventos da Abav-SP | Aviesp reuniram mais de 8 mil profissionais do Turismo em 2025
Café com Agente Itinerante e Capacitação de Luxo foram algumas das novidades apresentadas neste ano

A Abav-SP | Aviesp comemora mais um ano de inovações e resultados históricos. Em 2025, a entidade consolidou suas iniciativas tradicionais, como a 47ª Abav TravelSP e o 4º Abav MeetingSP, e expandiu seu portfólio com o Café com Agente Itinerante e uma imersão online voltada ao Turismo de luxo. Ao todo, as ações promovidas pela associação no último ano impactaram 8.096 profissionais do setor.
“Foi um ano de resultados extremamente positivos. Criamos o Café com Agente Itinerante, que já em sua primeira edição se consolidou como um canal de proximidade. Para 2026, já programamos a passagem por mais 12 cidades. Também registramos recorde de participação em nossos dois principais pilares, a Abav TravelSP e o Abav MeetingSP”
Bruno Waltrick, presidente da Abav-SP | Aviesp
Para a diretora executiva da Abav-SP | Aviesp, Juliana Assumpção, os resultados refletem a força da parceria construída ao longo do ano com os agentes de viagens. “Encerramos 2025 com muita alegria e um sentimento genuíno de gratidão. Foi um ano de intenso trabalho, muitas viagens, diversos painéis, diálogo e troca, sempre ao lado dos agentes de viagens, que são a razão de tudo o que fazemos. Esse sucesso é coletivo e reforça nosso compromisso de seguir evoluindo dia a dia”, ressalta.
Recordes e Capilaridade
A Abav TravelSP recebeu 6.281 visitantes vindos de 411 municípios, abrangendo todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Entre as origens, a capital paulista liderou com 28% do público, seguida por Campinas, com 16%. Já a 4ª edição do Abav MeetingSP — evento exclusivo para associados — reuniu 216 participantes, um crescimento de 18,5% em relação a 2024.
No caso do Café com Agente Itinerante, o projeto percorreu oito cidades em 2025: São Paulo, São José dos Campos, Campinas, Americana, Limeira, Franca, Ribeirão Preto e Taubaté. Para o próximo ciclo, o cronograma já prevê visitas a Praia Grande, Santos, Botucatu, Bauru, Marília, Presidente Prudente, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires, São José do Rio Preto, Votuporanga, Santo André e Sorocaba.
Parcerias Estratégicas e Gestão
Outra novidade do ano foi a parceria entre a entidade e o Travel Designers Group (TDG). A colaboração rendeu uma jornada do conhecimento com cinco módulos ministrados por especialistas em turismo de luxo, além de um painel dedicado ao tema durante o MeetingSP. A jornada terá seu encerramento oficial durante a 48ª Abav TravelSP, no Espaço Luxo & Experiências, que ainda está sendo comercializado e pode ser adquirido pelo e-mail abavtravelsp@abav.com.br.
No campo organizacional, a associação também atualizou sua estrutura. Juliana Assumpção, anteriormente diretora de Negócios, assumiu a Diretoria Executiva. Marianna Alcorta passou a ocupar o cargo de gerente Executiva, enquanto Kelly Castange assumiu novas funções comerciais. O time operacional é reforçado por Amanda Lima (Analista de Negócios Jr.), Claudia Traballi (Relacionamento com o Tiurismo), Debora Nouzinho (Analista de Comunicação Jr) e Bruna Nascimento (Redes Sociais).
Renovação e Diversidade
Em outubro, Bruno Waltrick foi reeleito presidente para o biênio 2025-2027. A nova chapa destaca-se pela representatividade: 40% das cadeiras na Diretoria Executiva e Conselhos (Fiscal, Ética e Deliberativo) são ocupadas por mulheres. Além disso, a gestão reflete a força do interior, com 65% dos membros baseados fora da capital, representando 16 cidades diferentes.
“Acreditamos que ouvir as demandas do associado em diversos canais segue sendo nossa missão. Temos orgulho em manter as ações de sucesso e, ao mesmo tempo, inovar com o Café com Agente. O objetivo é seguir evoluindo em 2026, um ano que trará desafios importantes, especialmente com a implementação da Reforma Tributária”, ressalta Waltrick.
Juliana Assumpção destaca que a presença feminina na liderança representa um avanço concreto. “Contar com uma vice-presidente mulher, com atuação ativa como foi no 4º Abav MeetingSP, reforça nosso compromisso com a diversidade, a aproximação com o associado e uma gestão cada vez mais representativa e conectada à realidade do Turismo”, finaliza.