Aprovada, fusão entre Abav-SP e Aviesp é considerada passo à frente

|

Agências de viagens do Estado de São Paulo, sejam localizadas no interior, litoral ou na capital, agora contam com uma associação representativa única. Abav-SP e Aviesp oficializaram ontem (19), em reunião ordinária com empresas afiliadas, a fusão das entidades, oficializando um processo que já dura anos. A conclusão em si, no entanto, se dará em setembro, com a unificação dos quadros que contam com cerca de 600 associados. A entidade vai passar a se chamar Abav-SP/Aviesp.

Divulgação
Fernando Santos e Marcos Lucas, presidentes de Abav-SP e Aviesp
Fernando Santos e Marcos Lucas, presidentes de Abav-SP e Aviesp
No dia seguinte à assembleia que votou a decisão, os representantes da organização realizaram uma live pontuando o que esperar para os próximos meses e ressaltaram que a escolha pelo caminho único foi um passo de evolução para o segmento.

“Consideramos essa unificação um passo à frente para as empresas do setor que ganham uma associação mais forte e representativa”, pontua o presidente da Aviesp, que conclui o seu mandato em outubro, Marcos Lucas. De acordo com ele, na reunião de aprovação foi possível perceber que os associados também enxergam vantagem no processo de fusão. “Tivemos a prestação de contas do ano passado e a fusão das associações aprovadas por 100% dos votantes”, reforça.

Mesmo que funcionando separadamente, as duas associações já tinham, na prática, uma atuação conjunta, conforme ressaltou o líder da Abav-SP, Fernando Santos. “Vamos agora tornar de direito o que já acontecia de fato”, afirma.

O executivo aproveitou a reunião para lembrar os passos que resultaram na fusão. “Há cerca de 10 anos existem conversas nesse sentido e na última gestão conseguimos alinhar o trabalho”, conta Santos.

Sobre os passos seguintes, o gestor comenta que a programação que já havia par o ano será mantida e que as alterações mais significativas, como a incorporação da Aviesp Expo pela Abav Expo, por exemplo, vão ficar para 2022.

“Também teremos ainda este ano a escolha da nova presidência e diretoria. Já temos estabelecido no estatuto a direção será composta por 50% de associados do interior e 50% da capital”, conta Santos.

VISÃO DA ABAV NACIONAL
A presidente da Abav Nacional Magda Nassar, avaliou a unificação das entidades como um passo pertinente que mostra vista de futuro. “Entidades irmãs precisam estas juntas. Sobretudo num mercado como o de São Paulo, que é o maior emissor de viajantes do País. É muito importante para as agências que haja uma representação fortalecida”, pondera.

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, é uma das apoiadoras da unificação
Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, é uma das apoiadoras da unificação
“São Paulo é o maior hub do País, tem uma rede hoteleira importante, parques e agora a maior entidade representativa das agências”, comentou Magda. “Vamos fortalecer e cuidar dessa entidade assim como os atuais presidentes já têm feito”, completa.

A gestora da Abav Nacional ressalta ainda que uma associação única e fortalecida no Estado pode ser ainda mais importante, se for considerado o momento delicado pelo qual passa o setor.

EVENTOS
Ainda sobre a realização de evento, o presidente da Aviesp lembrou que segue agendada para o início de setembro a edição deste ano da Aviesp Expo. A feira deve ser a última realizada com este nome. "Depois a ideia é incorporar o evento na Abav Expo", reforça.

Não será, contudo o fim dos eventos realizados pela associação. A convença anual Abav-SP e Aviesp seguirá no calendário com o objetivo de oferecer capacitaria para as agências associadas.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA