Dicas para agências se comunicarem melhor, por Thais Medina, no Next Londrina
Identificação do público-alvo, despertar desejo, o poder dos nichos e ferramentas fáceis estão nos temas

Na manhã desta terça-feira, a palestrante especializada em Turismo e CEO da Business Factory, Thais Medina, deu dica aos agentes de viagens de Londrina (PR) sobre como se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. A ocasião foi o PANROTAS Next 2025, que faz sua estreia na cidade paranaense e abre um circuito de seis etapas que fará pelo Brasil ao longo do ano.
Especialista em marketing para o Turismo, Thais abordou desde a definição de posicionamento até a criação de conteúdos que geram desejo e conexão no cliente.
Identifique seu público-alvo
Thais iniciou com o básico, algo que pode parecer simples, mas é fundamental no mundo do marketing: definir claramente a identidade do seu próprio negócio, ou projeto, antes de qualquer campanha.
"Antes de pensar no que comunicar, eu preciso me perguntar: quem é o emissor da minha mensagem? Quem é a minha marca? E, depois, quem é o receptor? Não adianta falar com todo mundo de qualquer jeito", explicou.
Desta forma, o posicionamento deve ser tão claro quanto uma personagem. "Sua marca precisa ter uma cara, um nome, interesses, um tom de voz. Se você trabalha com luxo, tudo na sua comunicação deve refletir isso. Se o seu público é corporativo, o tom precisa ser mais sério. E assim cabe refletir com todos os outros nichos", completou.
Gere desejo: não venda viagens, venda experiências
Com uma plateia engajada, Thais Medina indicou como criar conteúdos realmente envolventes ao público-alvo. "O marketing no Turismo não é sobre divulgar pacotes, mas sobre provocar nas pessoas o desejo de viajar, de se conectar com lugares novos", afirmou.
Desta maneira, as próprias viagens feitas pelos agentes, seja em famtours, seja em suas próprias férias, são capazes de criar um desejo no consumidor e transformá-lo em negócios posteriormente.
Na apresentação, a especialista citou exemplos práticos, como vídeos de clientes reais contando suas histórias de viagem, dando nome, idade e perfil a elas. Na ocasião, Dona Margareth, de 67 anos, que comemorou suas bodas de prata com um bolo temático de mala e avião. "Ou a turma de 60+ que viaja em grupo e posta vídeos dançando no TikTok. Isso gera identificação e inspiração", exemplifica.
O poder dos nichos
Thais alertou para o risco de tentar abraçar todos os públicos ao mesmo tempo. "Se você comunica tudo para todos, não se conecta com ninguém. Uma agência pode até vender vários produtos, mas deve definir quais nichos serão prioridade na comunicação."
Ela deu exemplos de micronichos que estão dando certo, como agências especializadas em viagens para famílias com autismo ou grupos de aposentados que buscam viagens com sentido de comunidade.
"Claro que são apenas alguns exemplos e existe por aí uma vasta prateleira com nichos que podem ser alcançados, com variáveis como o mercado onde se atua, suas próprias habilidades, networking... o importante é buscar especialização, se afunilar, para se diferenciar."
Ferramentas práticas
Para finalizar, a empresária do ramo de Turismo e Comunicação desmistificou o pensamento de que as ferramentas tecnológicas para marketing sejam tão complicadas e encorajou os agentes de viagens a usarem o ChatGPT, o CapCut, o TikTok, entre outras ferramentas:
- Use o ChatGPT para ajudar no planejamento de conteúdo, ajustando as respostas até chegar no tom certo.
- Experimente o CapCut para editar vídeos simples sem complicação.
- Não ignore o TikTok, que vem se tornando uma ferramenta poderosa para pesquisas de viagens.
"O Turismo mudou. As pessoas não querem apenas destinos, querem histórias. E a sua agência pode ser a grande contadora dessas histórias", concluiu.
O PANROTAS Next Londrina teve o apoio de importantes patrocinadores: Bahia Turismo, Blue Tree, EHTL Viagens, Governo do Estado da Bahia, Viaje Paraná, Visual Turismo e Turismo de Curaçao.