Paraná sedia eventos de Turismo e vê seus índices de visitação crescerem
Eduy Azevedo, do Viaje Paraná, destaca o Estado como anfitrião de reuniões de grandes operadoras

Eduy Azevedo está em casa. Em Londrina, primeira etapa do PANROTAS Next 2025, o gerente de Mercado do Viaje Paraná ressalta o crescimento que o setor de Turismo vem experimentando no Estado. Tudo isso é fruto do forte investimento no segmento.
Só neste ano, o Paraná rodará o Brasil com mais de 100 capacitações, além de sediar pelo menos dez grandes eventos de Turismo em Curitiba ou Foz do Iguaçu, incluindo Schultz, BWT, Visual e Rextur Advance, BeFly, Cativa Operadora, Abreu, EHTL, Europlus, Cativa e Entur Summit.
"Esses eventos são importantes para mostrar o Paraná a agentes de viagens do Brasil inteiro. Nós confiamos muito em nosso potencial como destino. O Paraná é o único Estado brasileiro com dois patrimônios naturais da humanidade: o Parque Nacional do Iguaçu e a Grande Reserva Mata Atlântica, além de ser reconhecido pelo quinto ano consecutivo como o destino mais sustentável do Brasil", destacou Azevedo.
O executivo enfatizou que o Estado oferece uma experiência completa ao turista. "Quando enviamos um cliente para cá, queremos que ele volte – e o Paraná é organizado, limpo, bonito e cheio de atrativos, com um dos melhores índices de qualidade de vida do País e localização privilegiada", completou.
Eduy Azevedo acrescenta que, com um crescimento acima da média nacional, o Paraná recebeu 894 mil turistas em 2024, injetando R$ 6 bilhões na economia. Ele apontou que as Cataratas do Iguaçu ultrapassaram o Cristo Redentor em visitação e citou os novos atrativos de Foz.
O paranaense também exaltou Curitiba, e seu potencial de parques, ônibus turístico, centro histórico, gastronomia, 75 museus, título de capital da cerveja artesanal – com o maior número de cervejarias do gênero –, Festival de Curitiba, inverno movimentado e a maior programação natalina do país. Além disso, reforçou os atrativos do entorno, como São Luiz do Purunã e as vinícolas da região, completando o leque de opções para os visitantes.
"O Turismo nacional cresce a 3,5% no Brasil, e este índice no Paraná é de 7,2%. Além dos clássicos Curitiba e Foz, temos excelentes destinos como Campo Mourão, Matinhos, Morretes, Lapa, Prudentópolis, Ilha do Mel e o litoral", conclui Azevedo.
O PANROTAS Next em Londrina tem como apoiadores Bahia Turismo, Blue Tree, EHTL Viagens, Governo do Estado da Bahia, Viaje Paraná e Turismo de Curaçao.