Primeiro dia de Integra+ tem palestras sobre ecoturismo e rodadas de negócios
Dia intenso de programação permitiu que os agentes se especializassem sobre destinos de natureza

BONITO (MS) - Após uma abertura em clima pantaneiro, a 4ª edição do Integra+, evento de capacitação da Integração Trade, teve um dia repleto de capacitações e networking.
Agentes de viagens de diferentes regiões do País tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre os atrativos do Mato Grosso do Sul, aprender estratégias de venda para ecodestinos, conhecer a hotelaria local e entender como aplicar ESG no dia a dia comercial.
Veja fotos do primeiro dia de Integra+ nos álbuns ao longo da notícia
Mato Grosso do Sul
Breno Amorim, diretor de Promoção e Mercado da Fundtur-MS, apresentou as principais ofertas turísticas do Mato Grosso do Sul:
“No MS, é possível conhecer dois dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil em uma única viagem: Bonito e Pantanal. A maioria das pessoas ainda têm a percepção de que os ecodestinos não têm conforto ou charme. Nós contamos com ótimos hotéis, custo benefício e conseguimos atender todos os perfis de públicos, de 60+ até casais jovens. A maioria dos atrativos não exigem esforço físico e todas as atividades contam com guias especializados”.
O Mato Grosso do Sul oferece, entre outros atrativos:
- Campo Grande - gastronomia, trilhas, cachoeiras, day use no Pantanal;
- Balneários fluviais - opções mais acessíveis, banho de rio;
- Aventura e emoção - boia cross, tirolesa, rapel, mergulho, quadriciclo;
- Grutas e cavernas - algumas apenas para contemplação e outras acessíveis para flutuação e mergulho;
- Trilhas e cachoeiras - circuito de trilhas de dia inteiro, banho de cachoeira, estrutura com vestiário, ducha, almoço;
- Flutuações em nascentes - rios de águas cristalinas, com opções de flutuação de 30 minutos até 2 horas;
- Mergulhos em cilindro - opções para quem já tem credencial e também para primeiras experiências.
As três companhias aéreas do País ofertam voos diretos de São Paulo para Bonito: Azul (a partir de Viracopos), Gol (desde Congonhas) e Latam (a partir de Guarulhos).
Construir valor e aumentar ticket médio com ecodestinos
Para seguir inspirando os agentes de viagens a venderem e se especializarem em destinos de natureza, Breno Amorim, da Fundtur-MS, Marcelo Ricardo, da Azul, Eduardo Vansan, da Orinter, Amauri Vieira, do Zagaia Resort, e Aynore Caldas, da Tapira Expeditions, compartilharam insights durante o Integra+.
“Para atrair o cliente a um ecodestino, precisamos mostrar como o contato com a natureza é terapêutico — ele promove bem-estar, renovação e uma experiência transformadora”, afirma o fundador da Tapira Expeditions, Aynore Caldas.
“O empreendimento não pode ignorar que está inserido em uma área de preservação ambiental. Nosso principal diferencial é justamente a natureza. Quanto mais conseguirmos proporcionar momentos de conexão entre o hóspede e o ambiente natural, melhor será a experiência”, comenta o diretor de Vendas e Marketing do Zagaia, Amauri Vieira.
“O ideal é que o viajante permaneça pelo menos três noites, tanto em Bonito quanto no Pantanal. Os passeios têm horários rígidos, e sempre devem ser adquiridos por meio do receptivo local — não são vendidos diretamente no atrativo. Por isso, é importante evitar que o passageiro deixe para comprar os passeios na última hora”, complementa o diretor de Promoção e Mercado da Fundtur-MS, Breno Amorim.
Intercalando com as palestras, o primeiro dia de Integra+ também promoveu rodadas de negócios entre os agentes de viagens e fornecedores. Confira:
“O ESG virou critério de mercado, não apenas discurso. O turista e o consumidor estão mudando, estão mais exigentes. As empresas precisam se adaptar para continuar competitivas. Ainda recomendo que vocês, agentes de viagens, evitem oferecer uma quantidade excessiva de atrativos. As distâncias em Bonito são longas, os passeios são cansativos e isso pode comprometer a qualidade da experiência do cliente", compartilhou a assessora de Sustentabilidade e Ação Climática da Fundtur-MS, Emanueli Ribeiro.
E para encerrar o dia em clima descontraído, a Orinter patrocinou um super happy hour:
A PANROTAS viaja a convite da Integração Trade.