Artur Luiz Andrade   |   14/05/2021 12:01
Atualizada em 14/05/2021 12:07

6 dicas para o agente de viagens turbinar suas redes sociais

Mariana Bruscato, da Orinter, preparou dicas para as redes sociais dos agentes de viagens

Trabalhar bem as redes sociais, com linguagem adequada a cada uma delas e a mensagem bem desenhada para o público-alvo, é tarefa obrigatória em qualquer empresa e no Turismo não é diferente. O agente de viagens precisa, além de estar onde seu cliente está, reforçar o relacionamento com ele e dar o seu recado, para estimular novas viagens, relembrar do desejo de viajar e se colocar à disposição.

Parece simples: é só colocar uma foto, o nome da agência e esperar o engajamento. Mas não é. A diretora de Marketing e RH da Orinter Tour & Travel, Mariana Camargo Bruscato, preparou seis dicas práticas para o agente de viagens performar bem nas redes sociais.

Confira abaixo e coloque em prática.

Divulgação/Orinter
Mariana Bruscato, da Orinter
Mariana Bruscato, da Orinter

1 UTILIZE IMAGENS INTERESSANTES.

Um agente de viagens tem a oportunidade de trabalhar com imagens e vídeos muito interessantes de diversos destinos. Portanto, façam com que seus seguidores sintam vontade de viajar. A Orinter conta com uma ferramenta específica para esse recurso, em nosso hotsite, onde temos vários vídeos de destinos que podem ser compartilhados nas redes sociais sem necessidade de autorização.

2 EXPLORE OS RECURSOS OFERECIDOS E OFEREÇA PRODUTOS
Após postar essas imagens e vídeos interessantes, aproveite o momento para ofertar os destinos. Você pode utilizar o Orintravel, ferramenta no qual o próprio agente monta o pacote e transforma em lâminas e nosso HotSite do Marketing, onde já temos as artes prontas de diversos destinos, separados por regiões. Todo esse conteúdo é liberado para você sem a necessidade de autorização.

3 UTILIZE IMAGENS HUMANIZADAS.
Pensando que o Instagram é uma ferramenta para se relacionar e interagir, coloque PESSOAS. Se sua agência de viagens postar apenas os itens 1 e 2, dificilmente terá um engajamento expressivo. Pessoas gostam de se relacionar com pessoas e para isso, poste fotos de uma viagem sua, apresente sua equipe e utilize os stories para tirar as dúvidas de seus clientes. Todos nossos executivos na Orinter têm redes sociais e adorariam uma postagem com você.

4 TRANSFORME SEU CLIENTE EM MÍDIA
Com esse item precisamos ser bem cuidadosos, mas não poderíamos deixar de pontuá-lo. Se você identificar que seu cliente é ativo nas redes sociais, mostre que a agência também e que você ficaria muito feliz se em algum momento da viagem ele marcar a agência em uma postagem. Explique que você tem usado essa estratégia para divulgar destinos e conquistar novos públicos. Em contrapartida siga-o, comente e curta sua viagem.

5 ROTINA
Crie uma rotina nas suas redes sociais, não a deixe sem conteúdo. Mostre que você participa de treinamentos semanalmente, isso demonstra conhecimento para seus clientes. Em nosso hotsite tem uma agenda semanal completa de treinamentos e novidade. Mostre que sua agência tem uma rotina interna com processos, como por exemplo um simples ato de conferência de vouchers pode trazer segurança e confiabilidade para quem te assiste ou até mesmo uma foto com seu executivo de contas mostra que você está na ativa.

6 PERDENDO A VERGONHA
Esse item é onde os agentes apresentam maior dificuldade. Uma boa dica é iniciar seu contato com as redes sociais sempre com fotos ou boomerang junto à escrita e deixe os vídeos para um segundo momento, quando estiver mais seguro.

E esteja nas redes sociais em que seu cliente estiver: Facebook, Instagram, Clubhouse, Telegram, YouTube, TikTok...

Saiba mais sobre os materiais e ferramentas da Orinter clicando aqui.

Ou visite online.orinter.com.br.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.