Rodrigo Vieira   |   04/08/2021 18:32   |   Atualizada em 05/08/2021 02:26

Melhor verão da história? Inês Melo, da Unav, dá dicas de vendas

Inês Melo, da StanferTur, aponta dicas e tendências para aproveitar o máximo da alta temporada



A próxima alta temporada de verão será a mais movimentada de todos os tempos? Com tanta demanda represada e remarcações dos viajantes que não puderam embarcar no período de isolamento, a chance de haver um boom no próximo verão é plausível, como já mostram as próprias tarifas e disponibilidades aéreas e hoteleiras de dezembro em diante.

Porta-voz da Unav, a União Nacional dos Agentes de Viagens, Inês Melo, da StanferTur, de Santos (SP), participou do Bastidores do Turismo desta semana e cita tendências e dicas para que os profissionais aproveitem o momento de retomada da forma mais produtiva possível.

Pesquisa feita com 115 agentes de viagens do grupo mostra que quase 90% dos produtos vendidos no momento são para embarques nacionais. Com base nesta e outras respostas, Inês baseia sua participação no programa.

Divulgação/Unav
A procura maior é para viagens no Brasil ou no Exterior?
A procura maior é para viagens no Brasil ou no Exterior?


Confira (e assista ao vídeo completo para todos os detalhes)

1. VIAGENS DE LONGAS DITÂNCIAS VOLTAM A SER PREFERÊNCIA
Diferentemente do início da pandemia, em que o carro e as curtas distâncias predominavam nas escolhas, o aéreo é o modal de maior interesse do viajante (83,5%) para os próximos meses.

Divulgação/Unav
Nas viagens nacionais, quais as mais procuradas?
Nas viagens nacionais, quais as mais procuradas?

2. RESORTS SÃO O MEIO DE HOSPEGADEM MAIS BUSCADOS
A soma de resorts e resorts all-inclusive se sobrepôs à escolha de hotéis, pousadas e meios de hospedagem alternativos.

Divulgação/Unav
Quais os meios de hospedagem mais procurados?
Quais os meios de hospedagem mais procurados?

3. NORDESTE DOMINA A PREFERÊNCIA
Os destinos do Nordeste são historicamente os preferidos quando o assunto é verão, sol e mar. Nesta retomada, não está sendo diferente. Quase 81% dos agentes de viagens estão vendendo as praias nordestinas para a retomada.

Divulgação/Unav
Nas viagens nacionais, quais os destinos mais procurados?
Nas viagens nacionais, quais os destinos mais procurados?


4. NO INTERNACIONAL, CARIBE
A expectativa pela reabertura de mais países europeus e dos Estados Unidos ainda gera ansiedade nos agentes de viagens e, enquanto isso não acontece, o Caribe é o grande líder na preferência internacional. Além de regras mais flexíveis para brasileiros, os destinos caribenhos serviram como locais de quarentena para turistas que buscaram vacinação nos Estados Unidos.

5. MOSTRE SUA CONFIANÇA NAS REDES SOCIAIS
Com o avanço da vacinação, o agente de viagens tem de ser o transmissor da mensagem positiva de que é possível viajar com segurança. Existem protocolos, claro, mas se eles forem cumpridos, curtir as férias será uma experiência inesquecível, relaxante e necessária.

6. VAI FALTAR OFERTA
Chame o seu passageiro o mais rápido possível para alertar sobre a falta de vagas nos hotéis, voos e passeios. A demanda represada é muito grande, e ainda há as remarcações do verão passado que acontecerão agora.

7. PRESTE ATENÇÃO NAS TARIFAS
Com a queda na oferta, os preços para a alta temporada de verão já estão altos. Entenda o perfil do seu cliente e estude uma maneira de encontrar as melhores tarifas.

8. PERSONALIZE O CONTATO
Listas de transmissões no WhatsApp e e-mails generalistas não têm o mesmo apelo do que uma mensagem ou telefonema individual.

9. TREINE! PROFISSIONALIZE-SE! CAPACITE-SE!
Conhecimento nunca é demais. Esteja preparado principalmente para a reabertura dos destinos internacionais. Nesta pandemia, cada destino desenvolveu suas regras. É no detalhe que você conquistará a confiança do seu cliente, portanto saiba todos.

10. ORGANIZE SEU AMBIENTE
Fechou a agência? Está trabalhando de casa? Personalize seu ambiente. Faça do seu home office um local saudável e agradável não só para quando ele aparecer ao seu cliente, como também para você se estimular no dia a dia.

Tópicos relacionados