Dicas para as agências de viagens usarem melhor as redes sociais
Palestra do PANROTAS Next destacou algumas dicas de como interagir com clientes via rede socias
![O CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta, apresentou os dados nas paradas Ribeirão Preto e Curitiba do Next](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/368547/7502ee807bc45a8423b99188ccd14b2cdsc9362/0,148,2560,1528/1206,720,0.31/0/default.jpg)
Lidando com um mercado consumidor que passa, em média, 3 horas e 46 minutos por dia navegando pelas redes sociais, segundo dados da We Are Social e Maltwater, diferentes mercados e empresas brasileiras podem fazer dessas plataformas seu principal canal de contato e até vendas. O espaço de oportunidade vale para variados tipos de produto e também para as viagens, que podem encontrar nessas redes uma vitrine cada vez mais útil e eficaz.
Esse caminho sem volta foi tema da palestra A Comunicação no Turismo em Tempos de IA, que levou a agentes de viagens de diferentes cidades um compilado de informações sobre como utilizar as redes para converter o potencial dessas plataformas em vendas.
A palestra foi apresentada por José Guilherme Alcorta e Artur Andrade, CEO e editor-chefe da PANROTAS, respectivamente, durante as paradas do PANROTAS Next, em Goiânia, Ribeirão Preto, Porto Alegre e Curitiba.
![Artur Andrade, editor chefe da PANROTAS, liderou as edições Porto Alegre e Goiânia do evento](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/368546/7502ee807bc45a8423b99188ccd14b2cdsc8434/0,30,2560,1528/1206,720,0.31/0/default.jpg)
E como principais insights a apresentação trouxe 11 tendências para vender nas redes sociais e algumas dicas de como interagir com seu cliente.
Tendências
- Criação de Comunidade – gerando lealdade, confiança, engajamento e conhecimento de marca;
- Crescimento na criação de vídeos – que podem ser curtos ou longos, de acordo com a plataforma onde ele pode ser acessado;
- E-Commerce nas redes sociais – o social commerce;
- Informações com cara de serviço – é possível gerar engajamento apresentando informações com listas dicas e serviços;
- Storytelling e + storytelling;
- Viagens com significado – aquelas que criam conexão além da experiência;
- Buscas nas rede sociais – procure ter um nome fácil e único nas redes;
- Trabalho com influencers de todos os tamanhos – agentes de viagens são também influenciadores;
- Interatividade – com jogos, pesquisas, humor e realidade aumentada;
- Autenticidade;
- Tecnologia para ajudar em tudo – da inteligência artificial à publicidade nichada que algoritmos conseguem produzir.
Como interagir com o potencial cliente nas redes sociais
- Seja empático (especialmente nos momentos de crise)
- Criativo (na imagem da empresa, nos mimos, na comunicação, deixe sua marca)
- Transparente e proativo
- Marcante visualmente (e consciente)
- Tecnológico mas sem esquecer que há história para se contar
- Tenha as melhores imagens e vídeos (aposte em vídeos, sejam longos ou curtos, sempre observando a característica da plataforma)