Filip Calixto   |   17/08/2023 09:01
Atualizada em 17/08/2023 14:21

Dicas para as agências de viagens usarem melhor as redes sociais

Palestra do PANROTAS Next destacou algumas dicas de como interagir com clientes via rede socias

PANROTAS / Filip Calixto
O CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta, apresentou os dados nas paradas Ribeirão Preto e Curitiba do Next
O CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta, apresentou os dados nas paradas Ribeirão Preto e Curitiba do Next

Lidando com um mercado consumidor que passa, em média, 3 horas e 46 minutos por dia navegando pelas redes sociais, segundo dados da We Are Social e Maltwater, diferentes mercados e empresas brasileiras podem fazer dessas plataformas seu principal canal de contato e até vendas. O espaço de oportunidade vale para variados tipos de produto e também para as viagens, que podem encontrar nessas redes uma vitrine cada vez mais útil e eficaz.

Esse caminho sem volta foi tema da palestra A Comunicação no Turismo em Tempos de IA, que levou a agentes de viagens de diferentes cidades um compilado de informações sobre como utilizar as redes para converter o potencial dessas plataformas em vendas.

A palestra foi apresentada por José Guilherme Alcorta e Artur Andrade, CEO e editor-chefe da PANROTAS, respectivamente, durante as paradas do PANROTAS Next, em Goiânia, Ribeirão Preto, Porto Alegre e Curitiba.

PANROTAS / Filip Calixto
Artur Andrade, editor chefe da PANROTAS, liderou as edições Porto Alegre e Goiânia do evento
Artur Andrade, editor chefe da PANROTAS, liderou as edições Porto Alegre e Goiânia do evento

E como principais insights a apresentação trouxe 11 tendências para vender nas redes sociais e algumas dicas de como interagir com seu cliente.

Tendências

  1. Criação de Comunidade – gerando lealdade, confiança, engajamento e conhecimento de marca;
  2. Crescimento na criação de vídeos – que podem ser curtos ou longos, de acordo com a plataforma onde ele pode ser acessado;
  3. E-Commerce nas redes sociais – o social commerce;
  4. Informações com cara de serviço – é possível gerar engajamento apresentando informações com listas dicas e serviços;
  5. Storytelling e + storytelling;
  6. Viagens com significado – aquelas que criam conexão além da experiência;
  7. Buscas nas rede sociais – procure ter um nome fácil e único nas redes;
  8. Trabalho com influencers de todos os tamanhos – agentes de viagens são também influenciadores;
  9. Interatividade – com jogos, pesquisas, humor e realidade aumentada;
  10. Autenticidade;
  11. Tecnologia para ajudar em tudo – da inteligência artificial à publicidade nichada que algoritmos conseguem produzir.

Como interagir com o potencial cliente nas redes sociais

  • Seja empático (especialmente nos momentos de crise)
  • Criativo (na imagem da empresa, nos mimos, na comunicação, deixe sua marca)
  • Transparente e proativo
  • Marcante visualmente (e consciente)
  • Tecnológico mas sem esquecer que há história para se contar
  • Tenha as melhores imagens e vídeos (aposte em vídeos, sejam longos ou curtos, sempre observando a característica da plataforma)

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