Da Redação   |   23/09/2022 14:00
Atualizada em 23/09/2022 14:05

Visit Rio estreia na ILTM NA mostrando o luxo carioca

Feira de Turismo de luxo no México conta com estande do Rio de Janeiro

Carla Lencastre, especial para a PANROTAS, de Playa del Carmen (México)

Carla Lencastre/Especial para a PANROTAS
Simon Mayle, diretor da ILTM North America
Simon Mayle, diretor da ILTM North America

Terminou nessa quinta-feira, dia 22, a décima edição da feira International Luxury Travel Market North America (ILTM NA). O encerramento marca a despedida do evento do complexo hoteleiro de Mayakoba, na ensolarada Riviera Maya. A partir de 2023 a ILTM NA será realizada nas Bahamas, no conjunto de resorts e parque aquático Baha Mar.

Durante o coquetel de encerramento, promovido por Baha Mar, Simon Mayle, diretor da feira, conversou com a PANROTAS sobre o final do ciclo mexicano: “Mudanças são boas, queremos crescer, melhor a logística. Mas a feira continuará sendo realizada da mesma maneira, apenas em outro cenário.”

Carla Lencastre/Especial para a PANROTAS
Com 420 fornecedores de 60 países (inclusive do Brasil, com representantes dos hotéis Unique, Fasano, Fairmont Rio, Santa Teresa MGallery, Belmond Copacabana Palace e Belmond Cataratas), 420 compradores de mais de 150 cidades da América do Norte, e dezenas de jornalistas de cerca de dez diferentes países, o evento de 2022 reuniu em torno de 1,2 mil pessoas ao longo de quatros dias no hotel Fairmont Mayakoba.

“Fizemos uma feira 20% maior do que a de 2019”, comparou Simon Mayle.

ESTREIA DO RIO DE JANEIRO


Carla Lencastre/Especial para a PANROTAS
Roberta Werner, diretora executiva do Visit Rio
Roberta Werner, diretora executiva do Visit Rio

Para o Rio de Janeiro, a última ILTM NA realizada no México teve sabor de novidade. Pela primeira vez, o Visit Rio (Rio Convention e Visitors Bureau) participou de uma ILTM. Roberta Werner, diretora-executiva do Rio CVB, teve encontros de negócios com agentes de viagens, principalmente americanos, e, também, com jornalistas internacionais.

“O Rio já é conhecido por ser naturalmente inclusivo. Agora queremos posicionar a cidade também em um outro patamar, de consumo mais exclusivo, e investir na promoção dos atrativos para o viajante de luxo. Com isso, esperamos aumentar a arrecadação com o Turismo e colaborar para movimentar a economia em geral”, disse Roberta à PANROTAS.

Carla Lencastre/Especial para a PANROTAS
ILTM North America é uma das principais feiras de Turismo de luxo do mundo
ILTM North America é uma das principais feiras de Turismo de luxo do mundo

Durante a ILTM NA, Roberta priorizou as reuniões de trabalho com o mercado americano: “os Estados Unidos são o nosso segundo maior mercado estrangeiro. Mas ainda há muito o que crescer. A maioria das pessoas com as quais conversei sequer sabia que a exigência de visto tinha sido suspensa. Precisamos redobrar o investimento em comunicação. Estamos sendo muito bem-recebidos. As pessoas têm vontade de conhecer o Rio.”

Além da participação no evento (que será repetida na feira de Cannes, em dezembro, a maior e mais importante do portfólio ILTM), o Visit Rio tem outra razão para comemorar: o anúncio essa semana de que a Abav vai voltar à cidade em 2023, depois de 11 anos.

“Celebramos demais o retorno da Abav para o Rio. A feira dará uma visibilidade enorme para a cidade e terá grande impacto econômico, vai fortalecer o ambiente de negócios. A expectativa é de 40 mil pessoas e uma receita estimada de US$ 36 milhões”, disse Roberta. Quem veio em 2012 e voltar em setembro de 2023 encontrará uma cidade bem diferente”.

A 50ª edição da Abav, a maior feira de turismo do mercado brasileiro e uma das maiores da América Latina, será realizada no Riocentro, de 27 a 29 de setembro de 2023.

A PANROTAS é media partner da ILTM e viaja com seguro Affinity

Tópicos relacionados