Artur Luiz Andrade   |   05/12/2022 19:09   |   Atualizada em 05/12/2022 19:48

ILTM e PANROTAS lançam 2ª edição do Anuário de Viagens de Luxo em Cannes

Publicação traz raio-X do viajante de luxo brasileiro, além de dados sobre as tendências do setor

CANNES (FRANÇA) – Este mês, a PANROTAS e a ILTM lançam a segunda edição do ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report (Brazil-Latin America 2022/23), com um raio-X do viajante de luxo brasileiro, além de dados sobre as tendências do setor na região, análise econômica e a visão de agências de viagens e fornecedores desse segmento.

PANROTAS / Beatrice Teizen
Simon Mayle, da ILTM Latin America e ILTM North America, e José Guilherme Alcorta, da, PANROTAS
Simon Mayle, da ILTM Latin America e ILTM North America, e José Guilherme Alcorta, da, PANROTAS
Fazem parte da publicação duas pesquisas exclusivas, conduzidas pelo TRVL LAB, e que mostram as intenções e hábitos de consumo de viagens dos brasileiros com renda mensal maior que 20 salários mínimos.

Os viajantes brasileiros de luxo fazem de 2 a 5 viagens nacionais por ano, sendo que 7,11% realizam mais de 20 viagens domésticas por ano. Esses dados são similares aos da primeira pesquisa, realizada em setembro de 2021.

Quanto às viagens internacionais, mesmo com a reabertura de fronteiras, a frequência continua abaixo do período anterior à pandemia, com apenas uma nos últimos 12 meses.

Cerca de 50% dos respondentes disseram que seu orçamento de viagens aumentou em relação ao pré-pandemia.

REGIÕES
Na distribuição regional dos viajantes de luxo, 60% estão na região Sudeste, onde estão Rio de Janeiro e São Paulo. O segundo lugar vem com o Nordeste (19%), seguido do Sul (12%).

Sobre as próximas viagens internacionais, os brasileiros esperam fazê-las já no primeiro semestre, e terão duração entre 5 e 15 dias, com gasto médio de R$ 10 mil a R$ 25 mil por pessoa. 43,1% disseram que têm planos de viagens nacionais e internacionais, 36,8% somente viagens no Brasil, e 20,1% viagens para o Exterior.

OUTROS HIGHLIGHTS DA PESQUISA
  • Próximos destinos internacionais: Estados Unidos, Portugal, Itália, Orlando, Europa, Paris, Nova York, Argentina, Inglaterra e Londres;
  • Principal preocupação antes de viajar: alterações e cancelamentos de voos;
  • Principais propósitos para a próxima viagem de lazer: relaxar e descansar, diversão, conhecer novos lugares e celebrar a vida;
  • Características para escolher uma viagem: facilidade e praticidade e qualidade de serviços e atrações. Preço é apenas o quarto quesito.

TENDÊNCIAS
O Anuário de Viagens de Luxo 2022/23 da ILTM e PANROTAS também traz a análise econômica da parcela da população brasileira que pode ser considerada de alta renda e ainda três reportagens especiais sobre tendências: no Brasil, na América Latina e global.

“Para nós é bem importante ter essa parceria com a ILTM. Desde o começo da pandemia, percebemos que os nichos foram se tornando mais importantes ainda para a retomada do Turismo, com o luxo, principalmente, puxando esse retorno. Então, lançamos no momento certo o ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report na ILTM Latin America no ano passado. Este ano é a consolidação desse momento. Estamos fazendo a inauguração aqui em Cannes e essa edição está muito especial, pois foi o ano da retomada. Um ano complexo, mas que superou as vendas para todas as empresas. E o luxo não podia deixar de ser o protagonista. O guia de 2022 vem para mostrar essa retomada e selar a nossa parceria”, diz Alcorta.

O ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report 2022/2023 Brazil and Latin America – 2nd Edition, tem parceria de conteúdo com a FecomercioSP, Ladevi e TRVL LAB. Os patrocinadores este ano são a Norwegian Cruise Line, Primetour e WorldHotels Collection (do BWH Hotel Group). E como anunciantes temos a participação do Castelo St. Andrews, Goya by Copastur, Queensberry, Rosewood São Paulo, ILTM Latin America, Proud Experiences, ILTM North America e Fórum PANROTAS.

LANÇAMENTO
A segunda edição do Anuário ILTM & PANROTAS de Viagens de Luxo 2022/2023 foi lançada oficialmente na ILTM Cannes, com um coquetel para agências de viagens brasileiras, e a presença do diretor da ILTM Latin America e da ILTM North America, Simon Mayle, e do CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta.

“Estamos muito felizes em lançar essa nova edição junto com a PANROTAS em um momento muito bom e muito especial para o mercado brasileiro. Produzimos este anuário em parceria para falar sobre o movimento da retomada do luxo. Acredito que o material ajudará muitos hotéis, destinos e cruzeiros no mundo todo a entender mais as demandas e as necessidades do mercado do Brasil. É incrível estar compartilhando isso em Cannes junto com o Zé Guilherme, PANROTAS e agentes brasileiros", conclui Mayle.

Na próxima semana, os dois recebem convidados para um café da manhã de lançamento em São Paulo.

CONSULTE AGORA
Confira as pesquisas completas em www.trvl.com.br e a edição digital completa a seguir.




O Portal PANROTAS é media partner da ILTM Cannes e viaja a convite da organização do evento

Tópicos relacionados