Artur Luiz Andrade   |   05/12/2022 19:09
Atualizada em 05/12/2022 19:48

ILTM e PANROTAS lançam 2ª edição do Anuário de Viagens de Luxo em Cannes

Publicação traz raio-X do viajante de luxo brasileiro, além de dados sobre as tendências do setor

CANNES (FRANÇA) – Este mês, a PANROTAS e a ILTM lançam a segunda edição do ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report (Brazil-Latin America 2022/23), com um raio-X do viajante de luxo brasileiro, além de dados sobre as tendências do setor na região, análise econômica e a visão de agências de viagens e fornecedores desse segmento.

PANROTAS / Beatrice Teizen
Simon Mayle, da ILTM Latin America e ILTM North America, e José Guilherme Alcorta, da, PANROTAS
Simon Mayle, da ILTM Latin America e ILTM North America, e José Guilherme Alcorta, da, PANROTAS
Fazem parte da publicação duas pesquisas exclusivas, conduzidas pelo TRVL LAB, e que mostram as intenções e hábitos de consumo de viagens dos brasileiros com renda mensal maior que 20 salários mínimos.

Os viajantes brasileiros de luxo fazem de 2 a 5 viagens nacionais por ano, sendo que 7,11% realizam mais de 20 viagens domésticas por ano. Esses dados são similares aos da primeira pesquisa, realizada em setembro de 2021.

Quanto às viagens internacionais, mesmo com a reabertura de fronteiras, a frequência continua abaixo do período anterior à pandemia, com apenas uma nos últimos 12 meses.

Cerca de 50% dos respondentes disseram que seu orçamento de viagens aumentou em relação ao pré-pandemia.

REGIÕES
Na distribuição regional dos viajantes de luxo, 60% estão na região Sudeste, onde estão Rio de Janeiro e São Paulo. O segundo lugar vem com o Nordeste (19%), seguido do Sul (12%).

Sobre as próximas viagens internacionais, os brasileiros esperam fazê-las já no primeiro semestre, e terão duração entre 5 e 15 dias, com gasto médio de R$ 10 mil a R$ 25 mil por pessoa. 43,1% disseram que têm planos de viagens nacionais e internacionais, 36,8% somente viagens no Brasil, e 20,1% viagens para o Exterior.

OUTROS HIGHLIGHTS DA PESQUISA
  • Próximos destinos internacionais: Estados Unidos, Portugal, Itália, Orlando, Europa, Paris, Nova York, Argentina, Inglaterra e Londres;
  • Principal preocupação antes de viajar: alterações e cancelamentos de voos;
  • Principais propósitos para a próxima viagem de lazer: relaxar e descansar, diversão, conhecer novos lugares e celebrar a vida;
  • Características para escolher uma viagem: facilidade e praticidade e qualidade de serviços e atrações. Preço é apenas o quarto quesito.

TENDÊNCIAS
O Anuário de Viagens de Luxo 2022/23 da ILTM e PANROTAS também traz a análise econômica da parcela da população brasileira que pode ser considerada de alta renda e ainda três reportagens especiais sobre tendências: no Brasil, na América Latina e global.

“Para nós é bem importante ter essa parceria com a ILTM. Desde o começo da pandemia, percebemos que os nichos foram se tornando mais importantes ainda para a retomada do Turismo, com o luxo, principalmente, puxando esse retorno. Então, lançamos no momento certo o ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report na ILTM Latin America no ano passado. Este ano é a consolidação desse momento. Estamos fazendo a inauguração aqui em Cannes e essa edição está muito especial, pois foi o ano da retomada. Um ano complexo, mas que superou as vendas para todas as empresas. E o luxo não podia deixar de ser o protagonista. O guia de 2022 vem para mostrar essa retomada e selar a nossa parceria”, diz Alcorta.

O ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report 2022/2023 Brazil and Latin America – 2nd Edition, tem parceria de conteúdo com a FecomercioSP, Ladevi e TRVL LAB. Os patrocinadores este ano são a Norwegian Cruise Line, Primetour e WorldHotels Collection (do BWH Hotel Group). E como anunciantes temos a participação do Castelo St. Andrews, Goya by Copastur, Queensberry, Rosewood São Paulo, ILTM Latin America, Proud Experiences, ILTM North America e Fórum PANROTAS.

LANÇAMENTO
A segunda edição do Anuário ILTM & PANROTAS de Viagens de Luxo 2022/2023 foi lançada oficialmente na ILTM Cannes, com um coquetel para agências de viagens brasileiras, e a presença do diretor da ILTM Latin America e da ILTM North America, Simon Mayle, e do CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta.

“Estamos muito felizes em lançar essa nova edição junto com a PANROTAS em um momento muito bom e muito especial para o mercado brasileiro. Produzimos este anuário em parceria para falar sobre o movimento da retomada do luxo. Acredito que o material ajudará muitos hotéis, destinos e cruzeiros no mundo todo a entender mais as demandas e as necessidades do mercado do Brasil. É incrível estar compartilhando isso em Cannes junto com o Zé Guilherme, PANROTAS e agentes brasileiros", conclui Mayle.

Na próxima semana, os dois recebem convidados para um café da manhã de lançamento em São Paulo.

CONSULTE AGORA
Confira as pesquisas completas em www.trvl.com.br e a edição digital completa a seguir.




O Portal PANROTAS é media partner da ILTM Cannes e viaja a convite da organização do evento

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.