Artur Luiz Andrade   |   17/03/2023 09:39
Atualizada em 17/03/2023 13:44

Esquenta da ILTM levanta questões urgentes no Fairmont Rio; veja fotos

Evento serviu de esquenta para a ILTM Latin America, que ocorre em maio, em São Paulo


PANROTAS / Marluce Balbino
Michael Nagy, diretor de Vendas e Marketing do Fairmont Rio, Simon Mayle, diretor geral da ILTM Latin America, Clarissa Desterro, diretora de Vendas do hotel carioca, Artur Luiz Andrade, editor-chefe da PANROTAS, e Netto Moreira, diretor geral do Fairmont Rio
Michael Nagy, diretor de Vendas e Marketing do Fairmont Rio, Simon Mayle, diretor geral da ILTM Latin America, Clarissa Desterro, diretora de Vendas do hotel carioca, Artur Luiz Andrade, editor-chefe da PANROTAS, e Netto Moreira, diretor geral do Fairmont Rio

A edição 2023 da ILTM Latin America, que ocorre de 9 a 12 de maio, em São Paulo, promete ser a maior de todas, segundo seu diretor, Simon Mayle, que ontem, ao lado do diretor do Fairmont Rio, Michael Nagy, e do editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, liderou um esquenta do evento para agentes de viagens do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O esquenta da ILTM Latin America ocorreu no quarto andar do Fairmont Rio, com a vista da Praia de Copacabana à frente de todos, e serviu, além de acelerar a contagem regressiva para o evento de São Paulo, para apontar algumas tendências levantadas pela segunda edição do ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report, lançado em dezembro passado, e também ouvir dos presentes os principais desafios atualmente para o mercado de viagens de luxo no Brasil.

Simon Mayle e a jornalista Juliana Saad destacaram algumas tendências do anuário (disponível aqui no Portal PANROTAS, e cujas pesquisas estão em trvl.com.br) e os números positivos do setor, que continuam em 2023. E que se refletem na próxima ILTM Latin America. “Será a maior de todas, com presença maior de redes hoteleiras internacionais, como Accor, Mandarin Oriental e Oatker, muitos destinos, incluindo do Brasil, como o Rio Grande do Norte, que ampliou seu espaço no evento em seus vezes”, revelou Simon Mayle.

PANROTAS / Marluce Balbino

QUADRO ATUAL

As viagens de luxo voltaram com força, mas, de acordo com alguns presentes, como Fred Fajardo, da FredTour, e Ana Cristina Villaça, da Fórmula Turismo, o faturamento está maior, por conta especialmente do aumento das tarifas internacionais (hotel e aéreo), mas o número de passageiros ainda está aquém dos níveis pré-pandemia. A disponibilidade e rapidez nas reservas hoteleiras internacionais também são gargalos, e Ana Cristina sugeriu às redes com representação no Brasil que tenham um facilitador para atender as agências e agilizar os processos.
Com o internacional de volta, havia o receio de que o Brasil sairia do mapa de viagens dos brasileiros afluentes, mas isso não ocorreu e os destinos e produtos brasileiros continuam sendo consumidos.

Mas falta promoção (internacional) e mostrar tudo isso ao público interno e externo. Há esperança na nova administração da Embratur, com Marcelo Freixo e um corpo técnico à frente, mas a notícia de que o governo voltará a exigir visto dos visitantes de Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália, é vista como um desastre e retrocesso para o Turismo brasileiro.

Há sugestões do visto eletrônico, argumentos de que a pandemia não permitiu que os resultados aparecessem e dados de que o mercado americano é prioritário para o receptivo brasileiro, mas sabe-se que será muito difícil reverter uma decisão do Itamaraty. Uma derrota para o Turismo no começo do governo de um presidente que criou o Ministério do Turismo e que era visto como salvação para o setor depois das perdas da pandemia e da falta de promoção no Exterior.

PANROTAS / Marluce Balbino
Artur Luiz Andrade, Juliana Saad, Michael Nagy e Simon Mayle
Artur Luiz Andrade, Juliana Saad, Michael Nagy e Simon Mayle
Por fim, o aéreo também foi motivo de preocupação: as disrupções em aeroportos internacionais (causadas desde greves até falta de pessoal), a queda do serviço, o alto custo das passagens aéreas domésticas e a falta de parceria das companhias de aviação foram citados pelos presentes.

Com a promessa de união para melhorar o setor (e combater a volta dos vistos para os quatro mercados internacionais), os convidados voltam a se encontrar de 9 a 12 de maio, na ILTM Latin America, em São Paulo.
Depois da rápida apresentação, os agentes de viagens e fornecedores presentes seguiram para um coquetel de frente para a praia, com show ao vivo, surpresas e o serviço surpreendente do Fairmont Rio, eleito um dos melhores hotéis do Brasil segundo a Forbes.

A PANROTAS é media partner global da ILTM.

Veja mais fotos abaixo.

Tópicos relacionados