Da Redação   |   16/03/2023 12:18

Marina Gouvêa, da Primetour, fala sobre transformação; veja artigo

Segundo ela, ao tentarmos transformar o lá fora, acabamos por transformar também o aqui dentro

Por Marina Gouvêa, CEO da Primetour

PANROTAS / Emerson Souza
Marina Gouvêa
Marina Gouvêa
Como parte do debate levantado pelo Fórum PANROTAS deste ano, fomos desafiados a pensar na pergunta “O que nos transforma?”. Olhando para tudo o que temos partilhado nos últimos anos, e para o caminho que temos trilhado, a resposta que temos vivido dentro da Primetour é: nós nos transformamos justamente quando nos comprometemos a ajudar a transformar – a vida de outras pessoas, suas carreiras, nosso mercado, nosso planeta... Ou seja, ao tentarmos transformar o “lá fora”, acabamos por transformar também o “aqui dentro”.

Atuando no mercado do Turismo de luxo há mais de três décadas, há uma primeira camada muito visível para se entender o que significa “ajudar a transformar a vida das pessoas”. Viagens, todos sabemos, têm esse poder. De mexer com nossa perspectiva, de ampliar nosso olhar, ao conhecermos a realidade de outros. De construir e reconstruir laços com aqueles com quem compartilhamos a jornada. É como a escritora Mary Anne Radmacher disse: “Não sou a mesma pessoa após ter visto a lua brilhar do outro lado do mundo”.

Viajamos muito, e proporcionamos muitas, muitas viagens, e é claro que, a cada passo, a cada memória que construímos ou ajudamos a construir, algo se transforma em nós. Mas há uma camada menos visível, e essa é uma escolha. Escolha que fizemos como empresa e como pessoas ao optar por ajudar a amparar – e, com isso, transformar – a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade. Damos suporte total à AFATEC, que atende a 100 famílias (alimentação, educação, roupas, reformas, festas, oficinas, cuidados a pessoas com deficiência...), e apoiamos diversas outras causas sociais. É possível passar por isso e não se transformar? Se me permitem citar outra frase, esta, ao que parece, derivada de um provérbio chinês: “um pouco do perfume sempre perdura na mão de quem oferece a rosa”.

De maneira parecida, é transformador abrir os olhos e tomar consciência da situação climática global. É preciso sair da zona de conforto tanto para olhar essa realidade de frente quanto para agir. E, desde 2020, temos encarado esse desconforto e atuado nele ao transformar a nossa empresa em um negócio que compensa a pegada de carbono gerada por sua operação em escritório, como os gastos energéticos, por exemplo, e suas publicações, como nossos livros de fotos e nossa nova revista LUXURY TRAVEL. Fazemos essa compensação plantando, com a ajuda de ONGs especializadas, árvores nativas na Mata Atlântica. Fazemos a nossa parte para regenerá-la, para transformá-la. E ainda plantamos uma árvore para cada cliente que compra uma passagem aérea internacional conosco. E “plantar uma semente” não é o melhor símbolo da potência da transformação?

Temos, sempre que possível, debatido esse tema com o trade, tentando construir pontes para ajudar a transformar, tornando mais “verde” o nosso mercado. Da porta da nossa empresa para dentro, também vivemos muitas transformações. Temos nos provocado mais e mais a sermos agentes transformadores na vida de nossos colaboradores – escutando, proporcionando amparo para a saúde mental, desenvolvendo planos de bonificação. Temos estudado e estimulado o estudo.

Algo pode transformar mais do que a educação? E de que outros modos podemos nos transformar – com a transformação digital, por exemplo – para atender a um cliente que está, ele também, transformado? Ainda mais exigente, com outra relação com o tempo e as informações, também ele em busca de transformações no modo como é atendido e na maneira como vivencia a sua viagem? Bem, a resposta até que é simples: seguindo comprometidos com o próprio conceito de transformação, sem resistirmos a ele.

O artigo integra a edição 1551 da Revista PANROTAS, que pode ser lida abaixo.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11151 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS