Larissa Faria   |   17/04/2019 12:02

Área internacional do Aeroporto de Brasília é ampliada

Aeroporto de Brasília anuncia reformas que agilizam o embarque e conexões internacionais


Inframerica/Felipe Menezes
Aeroporto de Brasília: reformas preveem agilidade no embarque e conexões
Aeroporto de Brasília: reformas preveem agilidade no embarque e conexões


Com a chegada recente dos voos de Brasília para Orlando, Miami e Buenos Aires, o Aeroporto de Brasília vem investindo em ampliações no embarque internacional. A capacidade de processamento passa a ser de 1.150 passageiros internacionais por hora após a reforma, um aumento de 225%. Somente no primeiro trimestre deste ano, passaram pelo aeroporto de Brasília cerca de 170 mil passageiros de voos internacionais entre os 1.216 pousos e decolagens - são 30,9% passageiros e 40,9% aeronaves a mais que no mesmo período em 2018.


Agora, área de desembarque também possui cabines de imigração e alfândega. Foram instalados portões eletrônicos para o controle de passaportes — eles escaneiam os documentos e fazem o reconhecimento facial do viajante, tornando o processo totalmente automatizado. Por enquanto, a facilidade está disponível para passaportes com chip de brasileiros, americanos, australianos, japoneses e canadenses. Em breve, estará aberta também para outras nacionalidades.


Passar pelo raio-x também está mais rápido: segundo pesquisa do Ministério da Infraestrutura, o tempo médio na fila é de um minuto para voos nacionais e três minutos para internacionais. A agilidade nesse processo é muito importante, pois 42% dos passageiros no aeroporto de Brasília estão em voos de conexão e não podem perder o embarque para o próximo trecho.


Novo free shop

Quem gosta de fazer compras encontra uma nova loja free shop com o dobro de tamanho da anterior: 1.200m². “Estamos investindo em novas tecnologias e apostando no nosso potencial internacional. Somos o único aeroporto com ligação para todas as capitais brasileiras, o que contribui para conexões”, explica o vice-presidente da Inframerica, Juan Djedjeian. Ainda há obras sendo feitas, como novas pontes de embarque para receber mais voos e aeronaves de grande porte.


Tópicos relacionados