Movida

Victor Fernandes   |   30/01/2020 13:12

Aeroporto de Brasília é primeiro com robôs "faxineiros" na Am. do Sul

O Aeroporto de Brasília passa a ter robôs para ajudar na limpeza do chão do terminal aéreo. As duas máquinas trazidas da Suíça percorrerão os píeres Sul e Norte.

Divulgação
Papa Sujeira e Papa Poeira já estão em uso
Papa Sujeira e Papa Poeira já estão em uso
O Aeroporto de Brasília passa a ter robôs para ajudar na limpeza do chão do terminal aéreo, sendo assim o primeiro da América do Sul. As duas máquinas trazidas da Suíça, carinhosamente apelidadas de Papa Sujeira e Papa Poeira, percorrerão os píeres Sul e Norte sem a necessidade de manuseio humano.

Adquiridos pela Globalização Facilities, responsável pelos serviços de limpeza e conservação do Aeroporto de Brasília, os robôs terão comandos previamente informados pelo operador por meio de um sistema de computador que programará as máquinas para percorrerem os locais desejados. O Papa Sujeira e o Papa Poeira possuem sensores de presença que detectam barreiras 30 metros à frente, impedindo o choque com passageiros, e também registra os locais que não foram limpos por causa de obstáculos, fazendo com que o robô retorne quando a área estiver desobstruída.

“A tecnologia inovadora virá para complementar e reforçar o trabalho que é exercido pelos funcionários da limpeza do Aeroporto de Brasília. Investimos cerca de 500 mil em cada máquina para otimizar nossos serviços e poder demandar nossos funcionários às demais tarefas do dia a dia”, explicou o gerente comercial da Globalização Facilities, André Marques.

As máquinas armazenam 45 litros de água e limpam até 1200 m² por hora, com autonomia de 4 horas de duração da bateria.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias