Artur Luiz Andrade   |   17/12/2021 21:15   |   Atualizada em 17/12/2021 21:23

Latam teve 42 voos impactados com queda de luz no GRU Airport

Luzes de balizamento da pista caíram e não foi possível pousar ou decolar por um período

Linkedin Jerome Cadier
O dia não está fácil para os viajantes brasileiros. Depois do anúncio da suspensão de operações da Ita Transportes Aéreos, a Latam informa que teve 42 voos impactados devido à queda do sistema de balizamento (iluminação) no Aeroporto de Guarulhos (GRU Airport, em São Paulo), após alagamento da subestação elétrica. O incidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira, 17.

"Esta é uma situação alheia à vontade da Latam, que está prestando a assistência necessária aos passageiros e trabalha para regularizar a sua operação. A companhia ressalta ainda que a segurança é um valor imprescindível e que todas as suas ações visam garantir uma operação segura", diz o comunicado.

ORIENTAÇÃO AOS PASSAGEIROS
Todos os clientes com voos cancelados ou atrasados em função dessa contingência podem remarcar ou pedir o reembolso das suas passagens aéreas sem cobrança de multa e de diferença tarifária. Para agilizar a sua solicitação, o cliente pode solicitar a remarcação ou reembolso diretamente em Minhas Viagens. Caso tenha dificuldade, pode entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil).

VOOS IMPACTADOS
Voos alternados na manhã de 17/12 para outros aeroportos, mas que já pousaram em Guarulhos:LA3003 (Curitiba-Guarulhos)
LA4775 (Maceió-Guarulhos)
LA4522 (Florianópolis-Guarulhos)
LA4608 (Fortaleza-Guarulhos)
LA3556 (Porto Velho-Guarulhos)
LA4745 (Fortaleza-Guarulhos)
LA8071 (Frankfurt-Guarulhos)
LA713 (Madri-Guarulhos)
LA3359 (Impeatriz-Guarulhos)

Reflexos em voos de 17/12 cancelados e já reprogramados:LA3176 (Guarulhos-João Pessoa)
LA3177 (João Pessoa-Guarulhos)
LA3896 (Guarulhos-Natal)
LA3505 (Natal-Guarulhos)
LA3003 (Curitiba-Guarulhos)
LA4775 (Maceió-Guarulhos)
LA4522 (Florianópolis-Guarulhos)
LA3466 (Guarulhos-Porto Alegre)
LA3297 (Porto Alegre-Guarulhos)
LA3357 (Guarulhos-São José do Rio Preto)
LA4530 (São José do Rio Preto -Guarulhos)
LA3430 (Guarulhos-Curitiba)
LA3003 (Curitiba-Guarulhos)
LA3510 (Guarulhos-Curitiba)
LA3687 (Curitiba-Guarulhos)
LA4644 (Guarulhos-Salvador)
LA4703 (Guarulhos-Salvador)
LA4677 (Salvador-Guarulhos)
LA3075 (Guarulhos-Porto Alegre)
LA3178 (Guarulhos-Porto Alegre)
LA3068 (Porto Alegre-Guarulhos)
LA3875 (Brasília-Florianópolis)
LA3981 (Florianópolis-Brasília)
LA3237 (Congonhas-Curitiba)
LA3018 (Curitiba-Congonhas)
LA3260 (Guarulhos-Porto Seguro)
LA3091 (Porto Seguro-Guarulhos)
LA3330 (Guarulhos- Confins)
LA3341 (Confins-Guarulhos)

Reflexos em voos de 18/12 cancelados e já reprogramados:LA4673 (Salvador-Guarulhos)
LA3076 (Porto Alegre-Guarulhos)
LA3476 (Guarulhos-Salvador)
LA3377 (Salvador-Guarulhos)

Linkedin Jerome Cadier

JEROME CADIER NO LINKEDIN
O CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, comentou o caso em sua conta no Linkedin e publicou as fotos dessa reportagem.

"Boa tarde, pessoal! Hoje é um dia desafiador na nossa operação porque é o primeiro dia em que muitas pessoas começam a viajar para as festas de fim de ano. E quero falar sobre esse desafio com vocês porque a LATAM, assim como todo mundo, também tem que lidar com fatores que fogem do nosso controle.

A chuva da madrugada de hoje em Guarulhos prejudicou não só nossos clientes, mas toda a população.

Especificamente para o aeroporto, houve queda de energia do balizamento (luzes da pista). Assim não podíamos mais pousar ou decolar de GRU. Isso vira um efeito cascata: aviões que deveriam pousar em um lugar são obrigados a desviar para outro aeroporto, passageiros perdem conexoes, nossas tripulações “regulamentam” (chegam no limite de horas de jornada)…tudo isto no meio da madrugada e em localidades onde as equipes de solo não conseguem chegar porque as ruas estão inundadas e os aeroportos não tem a infraestrutura (restaurantes por exemplo) pronta para receber estes voos. Em muito pouco tempo e sem expectativa clara de abertura da pista, temos que acomodar todos os passageiros e reprogramar toda a aviação do dia.

Sei o quanto essa situação é difícil, principalmente pra quem se programou cedo pra esse fim de ano, que promete tantos reencontros. Pra todos que viveram esses problemas, quero dizer que vocês não estão sozinhos. Na linha de frente e por trás dos balcões, todos nossos colaboradores estão se dedicando pra resolver a situação de cada passageiro. Temos todos que ter muita calma porque nem tudo esta sob nosso inteiro controle. Mas essa é a essência do nosso trabalho 24h por dia! E continuaremos assim até que todo mundo chegue com segurança ao seu destino. Nunca temos que esquecer que “voar não é nada obvio”!

Aproveito pra também deixar o meu muito obrigado para os times de aeroportos! Sei o quanto vocês se dedicam pra entregar uma experiência impecável aos nossos clientes, em qualquer circunstância, e em especial em dias de muita pressão como hoje!"

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