Rodrigo Vieira   |   06/09/2022 10:18
Atualizada em 06/09/2022 10:19

RIOgaleão se associa à Câmara de Comércio e Turismo LGBT

Trata-se do primeiro aeroporto do Brasil a firmar parceria com a entidade


Divulgação/RIOgaleão
Otavio Furtado, diretor de Turismo da Câmara LGBT, e Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão
Otavio Furtado, diretor de Turismo da Câmara LGBT, e Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão

A Câmara do Comércio e Turismo LGBT ganhou mais um associado. O RIOgaleão entrou para a associação sem fins lucrativos comprometida a disseminar uma cultura de respeito à diversidade sexual, fortalecendo o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico e cultural da comunidade LGBT.

Trata-se do primeiro aeroporto do Brasil a firmar parceria com a Câmara. A intenção, segundo o RIOgaleão, é reforçar seu compromisso social ao garantir um ambiente cada vez mais inclusivo e respeitoso, tanto para a sua equipe quanto para os viajantes que passam pelo terminal carioca, que participou da LGBT+ Turismo Expo 2022, evento realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro em julho deste ano.

"Me sinto muito honrado e extremamente feliz em ter o RIOgaleão conosco na LGBT+ Turismo Expo. Foi a primeira vez que tivemos um aeroporto participando e buscando se aperfeiçoar para um trato mais humanizado e assertivo para com seus clientes da comunidade LGBT+”, diz o criador e diretor geral da LGBT+ Turismo Expo, Alex Bernardes.

A parceria com a Câmara LGBT foi marcada pela entrega do azulejo da associação que, desde 2016, é produzido com o objetivo de que estabelecimentos, entidades, governo e pessoas se declarem respeitosos à diversidade. A peça traz a frase “Aqui respeitamos a diversidade” em português, inglês e espanhol, e conta com a arte de artistas diversos. O Aeroporto Internacional Tom Jobim recebeu o azulejo assinado pela ilustradora baiana Elayne Baeta, a primeira artista lésbica a assinar o objeto.

Divulgação/RIOgaleão
Azulejo dado pela Câmara de Comércio e Turismo LGBT é produzido com o objetivo de que estabelecimentos, entidades, governo e pessoas se declarem respeitosos à diversidade
Azulejo dado pela Câmara de Comércio e Turismo LGBT é produzido com o objetivo de que estabelecimentos, entidades, governo e pessoas se declarem respeitosos à diversidade
"Para a Câmara é um orgulho termos o RIOgaleão como primeiro aeroporto associado à entidade. Por ser a porta de entrada do turista, é também a primeira impressão do destino e, por isso, é se suma importância para que a experiência seja acolhedora. Temos certeza que o pioneirismo do RIOgaleão fará com que outros aeroportos entendam a importância disso e se juntem em breve conosco", afirma o diretor de Turismo da Câmara LGBT, Otavio Furtado.

CAPACITAÇÃO NO RIOGALEÃO
O RIOgaleão ainda contará com uma oficina de capacitação sobre atendimento à comunidade LGBTQIAP+, a ser ministrada pela associação. O treinamento promete promover uma reflexão sobre as armadilhas dos estereótipos e viéses inconscientes.

O objetivo é sensibilizar e educar as múltiplas equipes do aeroporto sobre conceitos, dores e necessidades para um atendimento mais igualitário, além de acolher os colaboradores que fazem parte da comunidade LGBTQIAP+. A proposta é ampliar a atuação do RIOgaleão em favor de um turismo mais inclusivo.

“O RIOgaleão é uma das principais portas de entrada para o turismo no Brasil, por isso é de suma importância participarmos desse debate para que possamos aprimorar, ainda mais, a conexão com as pessoas que passam pelo nosso aeroporto. Esta parceria só tem a contribuir para uma sociedade mais plural”, afirma o presidente do RIOgaleão, Alexandre Monteiro.

Tópicos relacionados