Karina Cedeño   |   03/02/2023 14:26

Aeroporto de Chicago conclui expansão e modernização do Terminal 5

A modernização do Terminal 5 começou em 2019, com a construção liderada pela Austin Power Partners

Divulgação/ Chicago O'Hare
A modernização do Terminal 5 começou em 2019, com a construção liderada pela Austin Power Partners
A modernização do Terminal 5 começou em 2019, com a construção liderada pela Austin Power Partners
A prefeita de Chicago, Lori E. Lightfoot, juntou-se ao Departamento de Aviação de Chicago (CDA) no último dia 31 para comemorar a ampliação do Terminal 5 do Aeroporto Internacional O'Hare, que teve investimento de US$ 1,3 bilhão.

“O’Hare é um motor econômico significativo para toda a nossa região e a primeira impressão de Chicago para milhões de visitantes todos os anos”, disse a prefeita. “É importante ressaltar que este projeto também se baseará no compromisso e nos esforços contínuos de minha administração e do CDA para criar oportunidades econômicas equitativas para negros e pardos”.

“Com novos portões, mais comodidades para passageiros, um sistema de manuseio de bagagem mais eficiente e pontos de segurança e instalações alfandegárias ampliadas, o moderno Terminal 5 está equipado para lidar com a crescente demanda que esperamos para o O'Hare nos próximos anos, oferecendo uma experiência aprimorada aos passageiros”, destacou o comissário do CDA, Jamie L. Rhee.

A modernização do Terminal 5 começou em 2019, com a construção liderada pela Austin Power Partners. O projeto aumentou a capacidade do terminal em 25% para melhorar a eficiência e reduzir os atrasos. O espaço para os passageiros aumentou em 75% e o edifício existente foi ampliado em aproximadamente 32 mil metros quadrados, com reformas adicionais para 69 mil metros quadrados da estrutura existente.

As firmas HOK e Muller & Muller Ltd. lideraram o redesenho das instalações, mantendo a integridade do projeto original do terminal de 1993 enquanto o modernizava para o século 21. Os tetos abobadados recebem luz natural e oferecem vistas do aeródromo em direção ao horizonte de Chicago.

A tecnologia sustentável foi incorporada em todo o terminal, incluindo 3,7 mil metros quadrados de vidro de alto desempenho, medidas de eficiência hídrica que seguem os requisitos do Manual do Aeroporto Sustentável e a nova cobertura Energy Star.

A ampliação também conta com dez novos portões, nove dos quais utilizam sistemas de rampa de aeronaves, ou “portões MARS”, que permitem flexibilidade para acomodar aeronaves de fuselagem larga e de última geração ou aeronaves de fuselagem estreita mais tradicionais. O espaço necessário para estacionar dois aviões de fuselagem larga pode ser reaproveitado, conforme necessário, para acomodar três aeronaves de fuselagem estreita.

Dez portões renovados foram abertos na ala oeste do Terminal 5 em outubro de 2022, incluindo a nova área de embarque da Delta Air Lines, que mudou as operações da antiga área no Terminal 2. A mudança da Delta também incluiu a construção de um novo Delta Sky Club, localizado entre os portões M11 e M14, mais que quadriplicando a capacidade de seu antigo espaço no Terminal 2. O Sky Club de Chicago também é o primeiro da Delta a oferecer embarque de dois portões dentro do lounge em voos selecionados.

O projeto do Terminal 5 também incluiu uma parceria entre o CDA e o Departamento de Assuntos Culturais e Eventos Especiais (DCASE) em um plano de arte pública de US$ 3,5 milhões, resultando na maior aquisição individual de obras de artistas de Chicago em 30 anos. As exibições serão feitas no corredor de chegada, na área de retirada de bagagem e no saguão de passageiros.

A primeira ação deste projeto será uma instalação monumental da artista jina valentine intitulada "a murmuration" no saguão de passageiros, seguida por uma exposição com 17 artistas intitulada “Del Otro Lado/The Other Side” na área de desembarque do Terminal . "Immigrant Owned", que envolve uma série de caixas de luz em grande escala do fotógrafo Jonathan Michael Castillo, também será concluída e revelada ainda este ano.

As áreas ampliadas e reformadas do Terminal 5 também incluem novas concessões. Em maio de 2022, o Conselho da Cidade de Chicago aprovou o maior conjunto de contratos de concessão em O'Hare em mais de uma década, incluindo várias ofertas locais, como Butcher and the Burger, Hampton Social, Bar Siena, Sparrow Coffee e muito mais.

Esses acordos alcançarão uma taxa de participação de 40% das empresas de negócios de concessão de aeroportos (ACDBE), superando a meta do CDA de 32% e a meta nacional de 10%, definida pela Federal Aviation Administration (FAA). Espera-se que as novas concessões sejam abertas em fases ao longo de 2023. As concessões gerais no Terminal 5 atingem atualmente uma taxa de participação da ACDBE de 44,8%, acima dos 33,5% previstos no início do projeto em 2019.

Equidade e inclusão
A modernização do Terminal 5 também reflete o compromisso contínuo do CDA com a diversidade, equidade e inclusão na contratação de funcionários para o aeroporto, alcançando uma taxa de participação de 37% de empresas certificadas pertencentes a minorias, mulheres ou pessoas desfavorecidas.

Em junho de 2022, as equipes também iniciaram a construção de um novo estacionamento de seis andares no Terminal 5 para substituir. Quando concluído em 2024, o novo estacionamento mais que dobrará a quantidade de vagas disponíveis no terminal. A garagem também contará com tecnologia de assistência ao estacionamento e estações de carregamento de veículos elétricos. Melhorias adicionais incluirão a recapagem das vias do aeroporto para reequilibrar a capacidade das faixas e uma expansão da área do meio-fio, incluindo faixas físicas, entradas e saídas, escadas rolantes e áreas de pedestres.

O projeto Terminal 5 Garage é liderado pela joint venture AECOM Hunt Clayco BOWA como gerente de construção em risco (CMR) e apoiado por 60 empreiteiros participantes, incluindo 14 empresas de propriedade de minorias e 14 empresas de propriedade de mulheres.

O trabalho no Terminal 5 faz parte da transformação do aeroporto O'Hare em um centro global moderno e eficiente para atender às necessidades dos viajantes.


Tópicos relacionados