Da Redação   |   14/06/2023 12:08

Rio negocia gestão compartilhada de aeroportos Santos Dumont e Galeão

Administração dos dois terminais aéreos seria feita em parceria entre União, Estado e prefeitura

Divulgação/SAC
Estado e prefeitura pedem remanejamento de voos do Santos Dumont para o Galeão (foto)
Estado e prefeitura pedem remanejamento de voos do Santos Dumont para o Galeão (foto)

Em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nessa segunda-feira (12), o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, conversou sobre uma gestão compartilhada dos aeroportos Santos Dumont (doméstico) e Galeão (internacional). A administração dos dois terminais aéreos seria feita em parceria entre União, Estado e prefeitura do Rio.

Segundo nota divulgada pelo governo do Estado, a proposta teria partido do ministro da Casa Civil, Rui Costa. “O presidente gostou muito da ideia de uma gestão compartilhada para que, assim, a gente possa encontrar uma solução definitiva. Ainda será visto qual modelo de negócio será feito para se realizar essa gestão com responsabilidade”, disse Costa, por meio de nota.

A situação dos dois aeroportos tem sido discutida há alguns meses. Governo do Rio e prefeitura criticam o fato de que o Aeroporto Santos Dumont - administrado pela União através da Infraero - aumentou muito o número de voos. Isso provocou um esvaziamento do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, administrado pela concessionária Changi, de Cingapura.

Estado e prefeitura pedem remanejamento de voos do Santos Dumont para o Galeão, já que, com menos ligações domésticas passando pelo Galeão, o aeroporto internacional não apenas tem seu tráfego de passageiros diminuído como também tem reduzida sua capacidade de funcionar como um hub (ponto de conexão aérea) para voos internacionais.

A situação da concessão do aeroporto Tom Jobim/Galeão está sendo avaliada pelo governo federal.

DA AGÊNCIA BRASIL

Tópicos relacionados