Laura Enchioglo   |   18/08/2023 13:05

Aeroporto de Brasília recebe exposição dos 150 anos de Santos Dumont

Quinze painéis narram a trajetória do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica brasileira


Divulgação/FAB
Boneco de Santos Dumont na inauguração da exposição
Boneco de Santos Dumont na inauguração da exposição

O Aeroporto de Brasília recebe, até o dia 28 de agosto, no saguão de desembarque, uma exposição em comemoração aos 150 anos de Santos Dumont. São 15 painéis que narram a trajetória do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica brasileira e um protótipo do Demoiselle, aeronave desenvolvida pelo inventor, que voou pela primeira vez em 1907. A mostra é uma parceria da Inframerica com a Força Aérea Brasileira (FAB).

O Demoiselle, feito por Santos Dumont, foi um dos primeiros aeroplanos do mundo. Dumont não patenteava suas ideias e deixava à disposição de quem quisesse replicá-las, porque dizia que suas obras deveriam ser partilhadas à humanidade. Após estudos e alterações realizadas por Dumont, o design do Demoiselle com a adição de cauda vertical para melhor estabilidade e controle, são a base conceitual para as mais modernas aeronaves até os dias atuais.

A mostra no terminal brasiliense faz parte de uma série de divulgações da história de Dumont e a sua importância para a aviação mundial.

A abertura da exposição aconteceu na quarta-feira (16) com o corte da fita de inauguração pelo vice-presidente da Inframerica, Juan Djedjeian, e pelo Major Brigadeiro do Ar, Ary Soares Mesquita. A Banda da Base Aérea do Aeroporto de Brasília se apresentou com músicas clássicas e modernas.

Serviço

Exposição Demoiselle em comemoração ao aniversário de 150 anos de Santos Dumont

  • Local: Piso de desembarque do Aeroporto de Brasília, área pública
  • Data: De 16 a 28 de agosto
  • Hora: Das 7h às 22h
  • Classificação livre e entrada gratuita.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias