Bruno Hazov   |   27/03/2024 15:59   |   Atualizada em 27/03/2024 16:05

Aeroporto regional conectará São José dos Campos (SP) ao Rio em nova rota

São José dos Capos será o 1º de mais três municípios do interior paulista a se conectar com outros estados

Prefeitura SJC
São José dos Capos será o primeiro de mais três municípios do interior paulista a se conectar com outros estados brasileiros até o fim deste ano
São José dos Capos será o primeiro de mais três municípios do interior paulista a se conectar com outros estados brasileiros até o fim deste ano

O Aeroporto Professor Urbano Stumpf, em São José dos Campos (SP), irá inaugurar hoje (27) seu primeiro voo comercial partindo do Aeroporto do Galeão (RJ). São José dos Campos será o primeiro de mais três municípios do interior paulista a se conectar com outros estados brasileiros até o fim deste ano.

O Aeroporto Regional de São José dos Campos é um dos compromissos assumidos pelo Governo do Estado de São Paulo, que prometeu quatro novos aeroportos regionais com voos comerciais até novembro deste ano. Além de São José dos Campos, estão planejadas estruturas para o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Região das Serras.

Entre outras metas impostas pelo Governo do Estado estão o acréscimo de 840 frequências aéreas semanais até dezembro de 2024, para além das 4.200 aferidas em julho de 2019 e a consolidação do programa Stopover, que permite que os passageiros em voos com conexão por SP tenham a possibilidade de permanecer até três dias em destinos paulistas, sem custo adicional. As três grandes aéreas que operam em SP: Gol, Latam e Azul já aderiram ao programa.

“Estamos começando com um polo estratégico para o turismo de SP, especialmente pela proximidade de destinos consolidados como o Vale do Paraíba e Litoral Norte. Significa que aumentamos a conectividade do restante do país com a Rota da Fé, incluindo Aparecida, e com a região de serras, em municípios de grande apelo como Campos do Jordão”

Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo

Rota São José dos Campos (SP) X Rio de Janeiro (RJ)

O voo inaugural da Gol unindo São José dos Campos ao Rio de Janeiro terá três frequências semanais diretas, de ida e volta. A SJK Airport, concessionária do aeroporto, preparou um evento para cerca de 200 convidados no saguão do terminal, a partir das 21h30, para marcar a retomada da operação comercial de passageiros. Ao pousar, a aeronave será “batizada” com jatos de água de reuso pelo Corpo de Bombeiros. O ritual é uma tradição mundial na aviação usada para festejar uma nova rota.

Tópicos relacionados