Filip Calixto   |   03/02/2025 11:08
Atualizada em 03/02/2025 11:11

Governo retoma negociações para aumentar os voos no Santos Dumont; Paes é contra

Conversas buscam incremento gradual na operação do terminal, visando aumentar a capacidade de passageiros

Alexandre Macieira/Riotur
Atualmente, o Santos Dumont tem a capacidade de receber até 6,5 milhões de passageiros por ano
Atualmente, o Santos Dumont tem a capacidade de receber até 6,5 milhões de passageiros por ano

O Ministério dos Portos e Aeroportos retoma enste mês as negociações com o TCU (Tribunal de Contas da União), a administração do Aeroporto do Galeão e a Prefeitura do Rio de Janeiro para expandir o número de voos no Aeroporto Santos Dumont. As conversas buscam um incremento gradual na operação do terminal, visando aumentar a capacidade de passageiros e melhorar a conectividade da cidade.

Atualmente, o Santos Dumont tem a capacidade de receber até 6,5 milhões de passageiros por ano. No entanto, de acordo com técnicos do Ministério, essa quantidade poderia ser elevada sem prejudicar a qualidade dos serviços prestados, mediante ajustes nas regras que atualmente limitam a operação de voos domésticos em detrimento ao Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão. A avaliação é de que, com algumas modificações, o terminal poderia receber mais passageiros, especialmente no contexto de crescente demanda no Rio de Janeiro.

A proposta do Ministério, no entanto, como já noticiado aqui no Portal PANROTAS, gerou resistência, especialmente por parte do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que se posicionou contra a ampliação da capacidade de Santos Dumont, destacando que as restrições ambientais e os impactos no trânsito da região já seriam motivos suficientes para que a expansão fosse barrada por normas estaduais e municipais.

Eduardo Paes, em declarações recentes, afirmou que "não bastaria o impacto no Galeão e na economia do Rio" e que as medidas adotadas para conter o aumento de voos seriam uma forma de preservar a qualidade de vida dos cariocas. "Deve ter gente no governo do presidente Lula que não gosta dele! Insistem em desfazer o maior acerto dele com o Rio de Janeiro! Vai entender…. Não passarão!", disse em seu X.

Apesar da resistência local, o Governo Federal segue com o interesse na flexibilização das regras, considerando que, em sua visão, o Santos Dumont tem potencial para atender a maior demanda sem comprometer a operação do Galeão, que também passará por um aumento na quantidade de voos internacionais nos próximos meses.

As negociações entre os diferentes órgãos estão em andamento e, enquanto o Ministério dos Portos e Aeroportos defende a ampliação das operações do Santos Dumont, a Prefeitura do Rio e a administração local do Galeão continuam resistindo ao plano.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes. Colaboração para o Portal PANROTAS

Filip Calixto tem 7162 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!