Pedro Menezes   |   12/05/2025 14:01
Atualizada em 12/05/2025 15:51

Aena Brasil inicia construção do novo terminal do aeroporto de Congonhas

Aeroporto terá 37 posições para aeronaves e capacidade operacional para 29,5 milhões de passageiros anuais


Divulgação/Aena Brasil
Futuro saguão de check-in e embarque do aeroporto de Congonhas
Futuro saguão de check-in e embarque do aeroporto de Congonhas

Não é nenhuma novidade que o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, receberá investimentos de R$ 2 bilhões até 2028. No projeto, está a construção de um novo terminal de passageiros, 37 posições para receber aeronaves e ampliação da capacidade operacional do aeroporto para 29,5 milhões de passageiros por ano. O investimento já foi todo detalhado pela concessionária, como vimos no Portal PANROTAS.

Muitas melhorias emergenciais já foram entregues no ano passado, como readequação das vias de acesso, reforma dos banheiros e a revitalização da fachada. Mas a parte mais importante deste investimento está na Fase 1B, já que envolve a revitalização dos pavimentos das pistas de táxi, a ampliação do pátio de aeronaves e construção do novo terminal, com 20 novas pontes de embarque.

É justamente essa a fase mais importante das obras que teve início em junho do ano passado, com a demolição de alguns hangares e prédios, incluindo a antiga sede da Gol Linhas Aéreas, abrindo caminho não só para a construção do novo terminal de passageiros e novas áreas operacionais.

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Futuro saguão do novo terminal de Congonhas
Futuro saguão do novo terminal de Congonhas

E as obras do novo terminal já começaram, conforme informou Kleber Meira, CEO do Aeroporto de Congonhas. "Iniciamos a construção do novo terminal de passageiros, um projeto que será executado ao longo de três anos. Em junho de 2028, entregaremos à cidade de São Paulo — e ao Brasil — o 'Novo Aeroporto de Congonhas' que tanto precisamos e merecemos.

De acordo com o CEO do Aeroporto de Congonhas, os antigos hangares estão sendo demolidos, áreas tombadas estão sendo protegidas e serão revitalizadas, parte do terminal atual já foi remodelada e novos espaços, como a nova sala VIP, o novo espaço para motoristas de aplicativos no subsolo, banheiros reformados, novos ônibus elétricos, entre outros, que já estão sendo entregues aos passageiros.

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Projeção do novo aeroporto de Congonhas
Projeção do novo aeroporto de Congonhas

E a ampliação da “sala remota”, que fica no piso inferior, e é uma das obras mais aguardadas, está sendo ampliada e será inaugurada no final do primeiro semestre desse ano. O espaço era para ter sido entregue em março, mas sofreu atrasos e deve estar pronto até o fim de junho.

O novo aeroporto de Congonhas

  • Novo terminal de passageiros integrado ao existente
  • Futuro terminal com 105.000 m², mais do dobro da área atual
  • Futuro check-in em novo saguão com 72 posições amplas e acessíveis
  • Aumento de 10 para até 17 canais de inspeção de segurança (expansão de 70%)
  • Novo píer com 36 metros de largura e 330 metros de comprimento
  • 37 posições de parada de aeronaves, sendo 19 nas pontes de embarque (fingers) e 18 remotas
  • Bolsão e praça pick-up para veículos de aplicativos
  • Acesso direto ao metrô (Linha Ouro)

Cronograma de melhorias

Divulgação/Aena Brasil
Novos ônibus já estão em operação
Novos ônibus já estão em operação
  • Em 2024: Ampliação da sala de embarque
  • Em 2024: Readequação das vias de acesso
  • Em 2024: Readequação dos locais de motoristas de aplicativo
  • Em 2024: Reforma dos banheiros
  • Em 2024: Revitalização da fachada do aeroporto
  • Em 2024: Implementação de novas tecnologias no check-in e no despacho de bagagens
  • Até o fim de 2028: Revitalização dos pavimentos das pistas de táxi
  • Até o fim de 2028: Ampliação do pátio de aeronaves
  • Até o fim de 2028: Mais 20 novas pontes de embarque
  • Até o fim de 2028: Novo terminal de passageiros

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