Aeroporto Internacional de Macapá recebe Certificação Operacional da Anac
Concessionária acredita que reconhecimento torna o aeroporto mais atrativo para ampliação da malha aérea

O Aeroporto Internacional de Macapá recebeu a Certificação Operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que comprova que o aeroporto atende aos requisitos estabelecidos pela Agência em áreas como infraestrutura, manutenção, resposta à emergência, gerenciamento de risco de fauna, procedimentos operacionais e disponibilidade de equipamentos essenciais à segurança das operações.
“Na prática, um aeroporto certificado é aquele cuja segurança e excelência operacional são atestadas pela Anac. Desde o início da concessão, a NOA tem se empenhado na adoção de boas práticas e na realização de investimentos em infraestrutura e equipamentos que atendam às mais rigorosas exigências da agência reguladora e que assegurem altos padrões de eficiência e segurança dos voos”
Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da Norte da Amazônia Airports (NOA)
O executivo também ressalta que o certificado obtido pela concessionária supera as exigências previstas pela concessão. “O contrato estabelecia a meta de habilitar o aeroporto para operações com aeronaves código 3C. Com investimentos adicionais da NOA, o Aeroporto Internacional de Macapá está apto a receber voos diurnos e noturnos com aeronaves código 4C, incluindo equipamentos como o Airbus A321 e o Boeing 737-800 MAX, que estão entre os maiores modelos utilizados pela aviação doméstica brasileira”.

Mais do que um avanço técnico, Migliorini destaca, ainda, a relevância da certificação para a mobilidade aérea no Estado: “Ao oferecer mais confiabilidade às operações, o aeroporto se torna naturalmente mais atrativo para a ampliação da malha aérea, com novos voos, rotas e aeronaves de maior porte. Investimos além do previsto não apenas para cumprir exigências regulatórias, mas com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da aviação no Amapá, fortalecendo o Turismo e a economia regional", afirma.
Para alcançar esse reconhecimento, a concessionária tem buscado realizar melhorias estruturais do Aeroporto Alberto Alcolumbre. Entre elas, está a construção e homologação das Áreas de Segurança de Fim de Pista (RESAs) nas cabeceiras 08 e 26 da pista de pouso e decolagem — áreas adicionais que reduzem o risco de danos a aeronaves que realizem o toque antes da cabeceira ou ultrapassem o fim da pista durante o pouso.
Além disso, a NOA também executou a readequação da sinalização horizontal da pista, das taxiways e dos pátios de aeronaves, a implementação de novos procedimentos operacionais e o reposicionamento do sistema de drenagem, que passou a garantir o escoamento adequado das águas, em conformidade com as exigências legais.