Beatriz Contelli   |   03/06/2025 09:51

Aeroporto de Belém recebe R$ 470 milhões em investimentos para COP 30

Obras de requalificação incluem aumento das áreas de embarque e restauração dos pavimentos do pátio


Divulgação/NOA Airports
Aeroporto de Belém
Aeroporto de Belém

Belém, capital do Pará, que irá sediar a COP 30, está passando por uma série de intervenções de infraestrutura para receber pelo menos 50 mil participantes de todo o mundo. São bilhões de reais em investimentos, incluindo a modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Belém.

As obras no aeródromo devem ser entregues em agosto. São R$ 470 milhões para garantir a estrutura adequada para receber um fluxo diário de passageiros quase quatro vezes maior do que o usual, durante o evento da ONU. “Os investimentos vão garantir a melhor recepção aos participantes da COP e representam um legado que atravessará gerações”, disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho

O Aeroporto de Belém já é o mais movimentado da região Norte. Com a visibilidade proporcionada pela COP, e os investimentos do Governo Federal para fomentar o Turismo, Belém deve ser um destino cada vez mais procurado por turistas, tanto brasileiros como estrangeiros. No primeiro trimestre do ano, cerca de 946 mil passageiros embarcaram e desembarcaram na capital paraense – 14 mil a mais do que no primeiro trimestre de 2024.

Mais espaço e conforto

O Aeroporto de Belém está sob responsabilidade da concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA).

As áreas de embarque passarão de 1,5 mil metros quadrados para 4,3 mil metros quadrados – quase o triplo do tamanho. O saguão principal ganhará dois novos mezaninos e o primeiro pavimento passará a ter 3,3 mil metros quadrados, com uma nova praça de alimentação e modernização dos sistemas de climatização, iluminação e abastecimento elétrico com fontes 100% renováveis.

Um novo pátio está em construção para aumentar o número de posições de estacionamento de aeronaves. Já as cabeceiras 20 e 24 contarão com o PAPI (do inglês, Precision Approach Path Indicator), sistema de luzes que auxilia pilotos na aproximação da aeronave da pista de pouso.

A obra também envolve a restauração dos pavimentos do pátio, de taxiways, da sinalização horizontal e da pista de pouso e decolagem, a modernização e a automação do balizamento noturno.

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