AL autoriza estudos sobre gestão do Aeroporto de Maragogi, que deve ficar pronto em 2026
Pista de pouso e decolagem deverá atender aeronaves de grande porte como os modelos A320 e B737s

O Governo de Alagoas publicou uma edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) com a lista das empresas autorizadas a apresentar projetos, levantamentos, investigações e estudos de viabilidade da aviação comercial e executiva do Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi.
Com previsão para ser concluído em 2026, o aeroporto contará com terminal de passageiros, heliponto, portões para embarque e desembarque, quatro balcões de check-in, aparelho de raio-X para verificação de bagagens, edifício administrativo, além de estacionamento para carros de passeio, ônibus e vans. Já a pista de pouso e decolagem deverá atender aeronaves de grande porte como os modelos A320 e B737s.
Ao todo, uma empresa privada e três consórcios manifestaram interesse na execução dos estudos sobre o terminal: Infra S.A.; Consórcio Grupo de Consultores em Aeroportos; Consórcio Modera - Queiroz Maluf Reis - Mais Ambiental; e Consórcio Infra dos Corais.
O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) teve início em maio deste ano e deve ser concluído até dezembro. Com a publicação, as empresas têm agora 90 dias para realizar e apresentar os estudos dentro dos parâmetros estabelecidos no edital publicado no processo do PMI N° 01/2025 do Governo de Alagoas.
"Este instrumento nos permite atrair a eficiência da iniciativa privada para a elaboração dos estudos de viabilidade. Caso um desses estudos seja o escolhido, seus custos serão cobertos pela empresa que, ao final, assumir a possível concessão do aeroporto. Todo este processo ocorre sob supervisão de equipes do Governo de Alagoas, sem que haja gastos extras"
Secretário de Estado de Governo de Alagoas, Vitor Pereira

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Alice Beltrão, o Aeroporto Costa dos Corais vai transformar o Litoral Norte de Alagoas. “Com um terminal moderno, capaz de receber aeronaves de grande porte, e um potencial de movimentação de cargas, o aeroporto será um vetor importante de desenvolvimento para todo o estado, proporcionando a geração de emprego e renda para os alagoanos”, disse a secretária.
“O Procedimento de Manifestação de Interesse é um passo essencial nesse processo, pois permite a atração de propostas qualificadas e inovadoras para a futura gestão do equipamento, com mais eficiência e sem custos para os cofres públicos. É mais um exemplo do nosso compromisso com um desenvolvimento sustentável, planejado e conectado com as necessidades do presente e as oportunidades do futuro"
Secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Alice Beltrão
A estimativa é de que todo o procedimento seja concluído ainda em dezembro deste ano, com a análise do Estado sobre quais modelos de gestão serão adotados de acordo com o resultado dos estudos apresentados.