Aeroporto de Guarulhos é o único com nota negativa em avaliação da Anac
Procurado, GRU aponta melhora de 40% na percepção dos passageiros no comparado com pesquisa anterior

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, administrado pela concessionária GRU Airport, foi o único, entre os aeroportos concedidos à iniciativa privada no Brasil, a receber nota negativa nos Indicadores de Qualidade de Serviço dos Aeroportos Concedidos (IQS) da Anac referente ao ano de 2024.
O aeroporto registrou o Fator de Qualidade de Serviço (Fator Q) mais baixo (-1,0519%) entre os 12 aeroportos concedidos avaliados nesse ciclo. Itens como limpeza geral e dos banheiros, excesso de ruídos e falta de conforto na área de embarque foram alguns dos itens que garantiram notas baixas para o terminal.
O estudo revela ainda que o aeroporto de Guarulhos não atinge o mínimo exigido de embarques por pontes, tanto em voos domésticos quanto internacionais, o que faz com que muitos passageiros tenham que utilizar ônibus para embarque e desembarque.
O que diz a GRU Airport
Em comunicado, a GRU Airport afirma que a nota da avaliação não se trata de uma reprovação e, sim, de uma avaliação abaixo da média no ano de 2024.
Veja, abaixo, o comunicado emitido pelo aeroporto:
“Sobre a avaliação do Fator Q, da Anac, a GRU Airport ressalta que obteve melhora de 40% na percepção dos passageiros em comparação com a pesquisa anterior. Contudo, vale destacar que, entre 2016 e 2024, a concessionária investiu mais de R$ 670 milhões em obras de infraestrutura e aumento de capacidade: manutenção dos pisos, substituição das luminárias para LEDs e reforma dos banheiros, inclusão de trocadores de bebê, disponíveis em dezenas de unidades de banheiros ao longo dos terminais, readequação de equipes de limpeza nas áreas de embarque e desembarque, manutenção das áreas de circulação, modernização do sistema de som, renovações na ambientação da estrutura física e modernização do sistema de climatização.
Recentemente, a administradora anunciou um investimento R$ 1,4 bilhão em obras de ampliação e modernização da infraestrutura do Aeroporto Internacional de São Paulo, que inclui a construção de novos píeres para embarques domésticos e internacionais e modernização de sistemas de leitura de bilhetes de embarque (BCBPs) que permitem maior agilidade às operações. Foram criadas ainda 550 novas vagas em um bolsão extra, além da oferta do serviço de vallet.
O Aeroporto de Guarulhos é um dos mais movimentados do País, com uma média de 135 mil passageiros por dia. Somente no mês de julho, a GRU Airport registrou 4,4 milhões de passageiros."