Beatrice Teizen   |   22/08/2025 12:14
Atualizada em 22/08/2025 12:26

Guarulhos adota novas exigências para líquidos em bagagem de mão; confira

Medida surpreendeu passageiros e causou longas filas no raio-x por conta de inspeções

PANROTAS / Emerson Souza
Aeroporto de Guarulhos implementa novas regras no embarque
Aeroporto de Guarulhos implementa novas regras no embarque

O Aeroporto de Guarulhos implementou novas regras para o transporte de líquidos e cremes na bagagem de mão, o que ocasionou longas filas no raio-x na noite desta quinta-feira (21). Nas redes sociais, passageiros relataram a demora no procedimento de inspeção, que mostrou ser devido à nova exigência.

Agora, frascos de cremes e líquidos de até 100 ml devem estar acomodados dentro de embalagens plásticas transparentes vedadas (estilo ziplock) com capacidade máxima de 1 litro e tamanho máximo de 20 cm x 20 cm. A determinação vale para voos internacionais, mas também para trechos domésticos em conexões internacionais.

Anteriormente, recipientes do tipo podiam simplesmente ir soltos dentro de bolsas e bagagens de mão, passando normalmente pelo raio-x. Diante da nova medida, viajantes foram pegos de surpresa, o que causou horas de fila e inspeção redobrada por parte dos oficias de aeroporto.

A restrição é estipulada pela própria Anac e pode ser encontrada no site do Aeroporto de Guarulhos, na seção de bagagem.

Novas regras para embarque de passageiros portando líquidos em voos internacionais e trechos domésticos de voos internacionais

Os passageiros de voos internacionais (mesmo em etapas domésticas) e os de voos nacionais que utilizam o salão de embarque destinado aos voos internacionais (voos que começam com o número “7″) estarão sujeitos às restrições estipuladas pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) para o transporte de substâncias líquidas em suas respectivas bagagens de mão. O transporte de líquidos (incluindo gel, pasta, creme, aerosol e similares) em bagagem de mão deve ocorrer da seguinte maneira:

- O líquido deve estar em frasco de capacidade de até 100 ml. Frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo que contenham a quantidade estipulada.

- O passageiro deve acondicionar o frasco adequadamente (com folga) dentro de uma embalagem plástica transparente vedada, com capacidade máxima de 1 litro e tamanho máximo de 20 cm x 20 cm.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados