Rodrigo Vieira   |   26/08/2025 10:05

Guarulhos recebe novos equipamentos após polêmica com líquidos

Equipamentos para o Terminal 3 foram doados pelo governo dos Estados Unidos; revise as regras

PANROTAS / Emerson Souza
Terminal 3 é de onde sai a grande maioria dos voos internacionais de Guarulhos
Terminal 3 é de onde sai a grande maioria dos voos internacionais de Guarulhos

Depois das longas filas causadas no Aeroporto de Guarulhos após a adoção de novas exigências para líquidos em bagagem de mão, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) comunicou que a inspeção de segurança nos voos internacionais de GRU contará com equipamentos de última geração.

Os novos aparelhos, que incluem raios-X de visão dupla e scanners corporais avançados, estão sendo instalados no Terminal 3 e foram doados pelo governo dos Estados Unidos por meio da Transportation Security Administration (TSA).

O anúncio da modernização surge logo após a grande repercussão sobre a fiscalização mais rigorosa do aeroporto, que passou a exigir que líquidos, géis e cremes na bagagem de mão fossem acondicionados em embalagens plásticas transparentes (estilo zip lock), pegando muitos passageiros de surpresa.

Segundo a ANAC, a parceria com a TSA foi firmada em 2023 e visa elevar os padrões de segurança do maior aeroporto do Brasil. "As equipes de segurança de Guarulhos estão recebendo treinamento específico de profissionais da agência americana para operar os novos sistemas, que serão implementados de forma gradual".

Apesar da novidade nos equipamentos, a ANAC aproveitou para reforçar que as regras para o transporte de líquidos não são novas e seguem uma norma internacional em vigor desde 2019. Para evitar problemas no embarque, confira o que diz a regra:

Como transportar líquidos em voos internacionais

  • Frascos de até 100 ml: Todos os líquidos devem estar em recipientes com capacidade máxima de 100 ml. Frascos maiores não são permitidos, mesmo que não estejam totalmente cheios.
  • Embalagem plástica: Os frascos devem ser colocados dentro de uma embalagem plástica transparente de até 1 litro (tamanho aproximado de 20 cm x 20 cm), que possa ser fechada.
  • Apresentação na inspeção: A embalagem plástica deve ser retirada da mala e apresentada separadamente aos agentes no momento do raio-X. É permitida apenas uma embalagem por passageiro.
  • Exceções à regra: Medicamentos com prescrição, alimentos para bebês e líquidos comprados no free shop (desde que lacrados) são exceções à regra.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados