Ciberataque causa atrasos e transtornos em grandes aeroportos da Europa
Ainda não há previsão de normalização completa do sistema no continente europeu

Um ciberataque aos sistemas de check-in e embarque provocou atrasos e cancelamentos de voos em alguns dos principais aeroportos da Europa na manhã deste sábado (20). Entre os terminais afetados estão Bruxelas (Bélgica), Brandenburg, em Berlim (Alemanha), e Heathrow, em Londres (Reino Unido).
Segundo comunicado do Aeroporto de Bruxelas, o ataque atingiu na noite de sexta-feira (19) a empresa Collins Aerospace, responsável por fornecer a tecnologia que permite o check-in automático, impressão de cartões de embarque e etiquetas de bagagem. Com a falha, os aeroportos tiveram de recorrer ao processo manual.
Durante a manhã, o terminal belga registrou nove voos cancelados, quatro desviados para outros aeroportos e pelo menos 15 atrasos superiores a uma hora, de acordo com a porta-voz Ihsane Chioua Lekhli. Ainda não há previsão de normalização completa do sistema.
Em Berlim, a direção do aeroporto afirmou que não houve cancelamentos diretos até o fim da manhã, mas reconheceu que a situação poderia mudar. Já no Heathrow, o maior da Europa, o impacto foi descrito como “mínimo”, sem cancelamentos relacionados diretamente ao problema.
A Collins Aerospace confirmou a “disrupção cibernética” em seu sistema e disse estar trabalhando para restaurar totalmente a operação. “O impacto está limitado ao check-in eletrônico e ao despacho de bagagem, podendo ser mitigado com operações manuais”, informou a empresa em nota.
Apesar da contenção do problema ao longo do dia, as administrações dos aeroportos pediram aos passageiros que consultem o status dos voos antes de se deslocar e pediram desculpas pelos transtornos.
Com informações de AP.