Aeroporto de Orlando renomeia terminais e acabará com cartões de embarque tradicionais
Projeto prevê ainda a conclusão da Fase 2 do Terminal C até 2035, além de melhorias na área de embarque

O Aeroporto Internacional de Orlando (MCO) anunciou um ambicioso plano de modernização e expansão para a próxima década, com foco em tecnologia, sustentabilidade e experiência do passageiro. As transformações estão previstas até 2035 para que o aeroporto busque atingir a classificação 5 estrelas da Skytrax.
A iniciativa, apresentada pela Greater Orlando Aviation Authority (GOAA), prevê investimentos de US$ 5,9 bilhões no MCO e US$ 84,2 milhões no Orlando Executive Airport (ORL). O objetivo é preparar os terminais para o crescimento acelerado do tráfego aéreo e transformar o complexo em um verdadeiro “aeroporto do futuro”.
Entre as principais mudanças está a renomeação dos atuais Terminais A, B e C, que passarão a se chamar Terminais 1, 2 e 3. O plano também inclui a ampliação de 8 mil vagas de estacionamento, um novo sistema de manuseio de bagagens nos Terminais A e B e a construção de um hotel integrado ao Terminal C.
O projeto prevê ainda a conclusão da Fase 2 do Terminal C até 2035, além de melhorias na área de embarque Airside 2, novos corredores de conexão interna e paisagismo modernizado.
Mas o destaque ficou mesmo para a aposta em inovação tecnológica. O aeroporto implantará reconhecimento facial e escaneamento biométrico, substituindo os tradicionais cartões de embarque. Além disso, está prevista a instalação de um vertiporto para táxis aéreos elétricos (AAM) até 2030, que permitirá reduzir o tempo de viagem entre Orlando e Tampa de até três horas para apenas 30 a 40 minutos.
Outras novidades incluem simulador de realidade virtual (VR) com tecnologia de braço robótico, semelhante a atrações de parques da Universal, cadeiras de rodas autônomas para passageiros com mobilidade reduzida, pedidos de comida via aplicativo e uma incubadora de negócios para aumentar em 40% o número de pequenas empresas atuando no aeroporto.
“Estamos criando espaços mais acolhedores, eficientes e agradáveis — do estacionamento ao portão de embarque — para que cada etapa da viagem seja contínua e prazerosa”
Lance Lyttle, CEO da GOAA