Quais são os aeroportos mais digitais do Brasil? Veja ranking
Rio Galeão (GIG) lidera o ranking, com seis soluções digitais implementadas; veja lista completa

A Strelo Airports divulgou o seu Ranking dos Aeroportos +Digitais do Brasil, que avalia o nível de digitalização das experiências oferecidas aos passageiros em diferentes aeroportos do País.
O levantamento analisa a presença de soluções digitais voltadas à experiência do passageiro e revela um movimento crescente de transformação digital no setor aeroportuário brasileiro.
O Rio Galeão (GIG) lidera o ranking com seis soluções digitais implementadas, consolidando-se como o aeroporto mais digital do Brasil na experiência do passageiro. Todas as suas soluções estão reunidas no chamado “GaleON", ecossistema digital do aeroporto lançado em 2022, que recebeu o prêmio internacional de “Travel Commerce of The Year” em 2024, pela empresa TravelTech Breakthrough.
“O GaleON é um dos pilares estratégicos do Rio Galeão para a experiência do passageiro. Apostamos na inovação para levar mais conforto e praticidade aos viajantes”
Karin Karling, gerente comercial do Rio Galeão
Além do Rio Galeão, diversos outros aeroportos já implementaram soluções digitais para melhorar a experiência dos passageiros. Confira, abaixo, o ranking completo.
1º lugar - com seis soluções digitais: Rio Galeão (GIG)

- O aeroporto se destaca com as seguintes tecnologias: delivery, reserva de sala vip, reserva de hospitalidade, reserva transfers, reserva de locker e personal shopper
2º lugar - com três soluções digitais: Aeroporto de Brasília (BSB), Floripa Airport (FLN) e Natal Airport

- Aeroporto de Brasília: navegação indoor, reserva de sala vip e notificação de voo
- Floripa Airport: navegação indoor, notificação de voo e reserva estacionamento;
- Natal Airport: navegação indoor, notificação de voo e reserva estacionamento
3º lugar - com duas soluções digitais: Viracopos (VCP) e Confins (CNF)

- Viracopos: navegação indoor e notificação de voo;
- Aeroporto de Confins (BHAirport): notificação de voo e reserva estacionamento
4º lugar - com uma solução digital: Salvador Bahia Airport (SSA) e Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU)

- Salvador Bahia Airport: atendente virtual;
- Aeroporto Internacional de Guarulhos: atendente virtual
O futuro dos aeroportos no Brasil
O resultado do ranking mostra que os aeroportos brasileiros estão entrando em uma nova fase de transformação, em que estão deixando de ser apenas pontos de passagem para se tornarem ecossistemas digitais de serviços e experiências.
Metodologia do estudo
O ranking tem como foco os principais aeroportos do Brasil e considera a presença de soluções digitais aplicadas à jornada do passageiro, como delivery, reservas online, navegação indoor, atendentes virtuais e notificações de voo.
Cada solução digital implementada pelo aeroporto soma um ponto à nota final e define a sua posição no ranking. Nesta segunda edição, foram avaliadas dez categorias de soluções e os 20 principais aeroportos do País.