Aeroporto de Foz do Iguaçu retoma nível de movimentação pré-pandemia
Fluxo de passageiros ultrapassa os 2,2 milhões em 2025, aumento de 12% em relação ao ano anterior

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu registrou movimentação de mais de 2,2 milhões de passageiros em 2025, um aumento de quase 12% em relação ao ano anterior, quando 1,9 milhões de passageiros embarcaram e desembarcaram no terminal.
O número marca o retorno ao índice pré-pandemia. Em janeiro de 2025, foram entregues pela Motiva as obras da fase 1B, um investimento de mais de R$ 390 milhões que deram nova cara ao terminal. No segundo semestre, houve a homologação da extensão da pista de pousos e decolagens, que passa a ser a segunda maior do Sul do Brasil. Também foram lançadas duas novas rotas nacionais, para Fortaleza e para Brasília, sendo esta diária.
“O ano de 2025 marca a retomada do Aeroporto de Foz do Iguaçu como resultado de todo o investimento que foi feito e também do trabalho contínuo da Motiva em parceria com o ecossistema do Turismo local. Foz é um destino consolidado que atrai cada vez mais a atenção das companhias aéreas e tem entregue ótimos resultados, como os excelentes índices de ocupação das aeronaves”
Vinícius Bueno, gerente do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu
Alta procura pelos novos destinos
O impacto positivo dos novos voos – Foz/Brasília, inaugurado em outubro, e Foz/Fortaleza, em novembro – fica explícito nos dados da movimentação. No segundo semestre, a chegada e partida de passageiros cresceu quase 11% no Aeroporto de Foz, com crescimento ainda mais significativo a partir de outubro, quando a movimentação mensal ultrapassou os 200 mil passageiros.
“Os voos diretos para Brasília e para Fortaleza foram inaugurados com ocupação acima de 90% e têm se mantido em níveis elevados. São rotas que ampliam a ligação de Foz do Iguaçu com o País e com o mundo”, destaca Bueno.
No ano passado, a cidade recebeu 5,8 milhões de turistas em seus principais atrativos, um crescimento de 48% em relação ao ano anterior, de acordo com o Governo do Estado. Para 2026, o gerente do aeroporto acredita que a procura consistente dos turistas pelo destino Foz refletirá ainda mais na movimentação do terminal.
“Acreditamos que a via aérea seguirá em expansão como porta de entrada para Foz do Iguaçu, refletindo o trabalho dos operadores de Turismo, do poder público e da administradora do aeroporto na divulgação do destino”, pontua.