Trump anuncia reestruturação da Administração Federal de Aviação dos EUA
Reorganização inclui criação de novo escritório de supervisão, implementando sistema único de segurança

O governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, anunciou que irá reestruturar a Administração Federal de Aviação (FAA) e criar um novo escritório de supervisão de segurança. A novidade foi anunciada pelo secretário de Transportes dos Estados Unidos, Sean P. Duffy, e o administrador da FAA, Bryan Bedford.
O anúncio foi feito um dia antes de o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) quase criticar a agência governamental emaudiência destinada a determinar a causa da colisão fatal entre um helicóptero do Exército e um jato de passageiros da American Airlines, que matou 67 pessoas e ocorreu em janeiro de 2025.
De acordo com a Reuters, o NTSB relatou mais de 15 mil incidentes próximos ao Aeroporto Nacional Reagan, em Washington, entre aviões comerciais e helicópteros desde 2021, e a presidente do NTSB, Jennifer Homendy, afirmou que a FAA ignorou alertas sérios sobre os problemas de segurança na área.
O que a medida oferece?

A reorganização, segundo comunicado oficial do governo, inclui a criação de um novo escritório de supervisão de segurança, que irá implementar um sistema único de gestão de segurança (Safety Management System – SMS) e uma estratégia de gerenciamento de riscos para toda a FAA.
Com isso, em vez de diferentes métricas de segurança isoladas em escritórios individuais, a agência poderá compartilhar dados de segurança de forma mais ampla e integrada. Outras mudanças importantes incluem:
- A criação de um escritório de Modernização do Espaço Aéreo para garantir que a implantação de um novo sistema de controle de tráfego aéreo avance em “velocidade Trump”.
- A criação de um novo escritório de Tecnologias Avançadas de Aviação para supervisionar a integração de drones, eVTOLs e outros veículos avançados de mobilidade aérea ao espaço aéreo.
- A transferência de mais cargos-chave de liderança para posições permanentes.
- A consolidação da gestão das áreas de finanças, tecnologia da informação e recursos humanos sob a administração do administrador da FAA.
“É importante termos as pessoas certas nos lugares certos para realizar o melhor trabalho possível. Essas ações estabelecerão líderes permanentes que abraçam a inovação, compartilham dados e análises de segurança de forma transparente e estão focados na implementação de um sistema de controle de tráfego aéreo totalmente novo, ao mesmo tempo em que integram tecnologias inovadoras essenciais ao novo Sistema Nacional do Espaço Aéreo (NAS)"
Administrador da FAA, Bryan Bedford