Da Redação   |   02/01/2023 11:47
Atualizada em 02/01/2023 12:27

Petrobras reduz preço do querosene de aviação em 11,6%

Segundo a companhia, houve redução de 22,5% no preço do QAV desde julho

Unsplash/Josue Isai Ramos Figueroa
Segundo a companhia, houve redução de 22,5% no preço do QAV desde julho
Segundo a companhia, houve redução de 22,5% no preço do QAV desde julho
DA AGÊNCIA BRASIL

A Petrobras reduziu em 11,6% o preço de venda do querosene de aviação (QAV) para as distribuidoras de combustíveis. A diminuição começou a valer ontem (1º) e foi comunicada hoje (2) pela estatal.

O preço do querosene de aviação está em queda desde julho do ano passado e já acumula redução de 22,5%. Diferentemente de outros combustíveis, o querosene de aviação é reajustado mensalmente e tem valor definido por meio de fórmulas contratuais negociadas com as distribuidoras.

Mesmo assim, a Petrobras afirma que busca equilibrar o preço com o mercado internacional e acompanhar as variações da taxa de câmbio e o valor do produto no exterior. Segundo a empresa, os reajustes em periodicidade mensal reduzem a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio.

A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras. As distribuidoras, por sua vez, transportam e comercializam os produtos para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores. Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento.

Tópicos relacionados