Filip Calixto   |   26/04/2023 13:26
Atualizada em 26/04/2023 18:49

NDC não chega como solução conciliadora, avalia Abracorp

Em artigo, Gervásio Tanabe opina sobre a implementação do novo padrão da Iata e sua pauta

PANROTAS / Emerson Souza
Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp
Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp
Considerada por muitos uma evolução natural no cenário da distribuição aérea, a tecnologia NDC (New Distribution Capability) permanece como um tema de reflexão e também como motivo de adaptação para profissionais e empresas do setor. Embora ainda seja razão de críticas para alguns, a política já é realidade para muitas companhias aéreas. Sobre isso, o Portal PANROTAS requisitou a quem tem lidado diretamente com o assunto para apresentar seu ponto de vista em uma série de artigos.

Companhias como Copastur, Reserve e Wooba já apresentaram sua visão sobre o tema e agora chegou a vez de conferir o que o presidente executivo da Abracorp, Gervásio Tanabe, tem a falar sobre a questão. Confira no texto a seguir:

NDC E SUA PAUTA

"O ano começa colocando na pauta do setor a discussão do NDC (New Distribution Capability), que a Iata o define como 'um programa lançado para o desenvolvimento e adoção no mercado de um novo padrão de transmissão de dados baseado em XML (Padrão NDC)".

Ainda segundo a Iata, o padrão NDC aprimora a capacidade de comunicação entre companhias aéreas e agentes de viagens e está aberto a qualquer terceiro, intermediário, provedor de TI ou não membro da Iata, para implementação e uso.

A pandemia trouxe desafios para todas a cadeia produtiva. O mercado de eventos e Turismo, por exemplo, ficou inativo por cerca de 24 meses, mas teve de arcar com o custo da manutenção dos equipamentos, equipes e tributos. Uma pesquisa recente da Fundação Dom Cabral expõe em números esse período de inatividade total: houve uma queda de 50,2% na receita nominal e no volume de atividades para o mês de abril de 2020, no auge da pandemia, seguido de picos negativos entre junho de 2020 (-17,4%) e março de 2021 (-25,4%). Assim foi também com as companhias aéreas que foram impactadas ferozmente com esse cenário.

Portanto, é justo acreditar que cada parte da cadeia desse setor vá buscando alternativas para equilibrar o seu mercado. Porém, também é correto imaginar que, por envolver diretamente
outras atividades, esse processo possa ser melhor arquitetado e conciliador, trazendo para a mesa outros agentes e outras soluções.

O NDC está longe de ser uma solução conciliadora
A Abracorp entende que o NDC está muito aquém do esperado para uma relação de uma transação seamless como as aéreas costumam dizer. De maneira sintetizada, trata-se de uma forma de distribuição para a companhia aérea, onde ela detém controle total sobre o conteúdo e o processo de distribuição. Portanto, virá dela o que distribuir, por quanto distribuir, quando distribuir e para quem distribuir.

Um ponto muito importante é que a dinâmica de viagens para cada segmento tem características distintas. Se no varejo, num ato de compra online o processo é mais simples, no corporativo as regras de negócio têm uma complexidade que requer um cuidado maior,
também. Políticas de viagens, tratamento da LGPD e meios de pagamentos exigem um tratamento mais cuidadoso e o fluxo do pós-vendas é extremamente importante.

É uma extensa rede de conexões tecnológicas que se complementam entre si. Não é um simples plug and play."

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