Movida

Leonardo Ramos   |   30/07/2018 15:57

Programas de fidelidade ganham mais 115 milhões de cadastros

Programas Dotz, Grupo LTM, Multiplus, Netpoints, Smiles e Tudo Azul ganharam 3,1 milhões de inscritos no primeiro tri

Pure Metal Cards/Flickr

O número de cadastros em programas de fidelidade no Brasil bateu, no fim do primeiro trimestre deste ano, 115,3 milhões, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf).

Apenas nesse período, as seis associadas da entidade - Dotz, Grupo LTM, Multiplus, Netpoints, Smiles e Tudo Azul - ganharam 3,1 milhões de novas inscrições, o que representa um crescimento de 18,9% no comparativo com o mesmo trimestre de 2017 em relação ao número de novos cadastros.

Ao todo, entre janeiro e março, foram emitidos 69,5 bilhões de pontos (ou milhas) nos seis programas, tendo sido resgatados 59,8 bilhões. Na mesma comparação ano a ano, o crescimento no primeiro trimestre foi de 21,3% na emissão e 21,5% nos resgates. A conversão dos pontos (relação entre a quantidade acumulada e a resgatada) foi a maior desde abril de 2016, com 86% dos pontos resgatados.

A preferência entre os prêmios resgatados continua sendo os bilhetes aéreos, representando 74,4% dos pontos utilizados no período; os demais 25,6% foram usados na aquisição de produtos. Já em relação ao acúmulo de pontos, apenas 10,7% são originados na compra de passagens, com os 89,3% restantes originados nos setores de varejo, serviços e bancos, principalmente dos cartões de crédito.

O presidente da Abemf, Roberto Chade, avaliou positivamente o início de 2018 do mercado de fidelização. Destacou principalmente o faturamento das empresas, que chegou a R$ 1,63 bilhão no primeiro trimestre deste ano, crescimento de 11,2% contra o mesmo período de 2017.

DESTINOS MAIS RESGATADOS
O ranking de destinos nacionais mais procurados pelos participantes de programas de fidelidade continua liderado por São Paulo, com Rio de Janeiro e Brasília mantendo-se na segunda e terceira colocação, respectivamente. Entre as viagens internacionais, Orlando, Miami e Santiago são as preferidas. A novidade fica com Roma, em oitavo lugar, que não apareceu na lista do trimestre anterior.

Confira a lista completa abaixo:

NACIONAIS

  1. São Paulo
  2. Rio de Janeiro
  3. Brasília
  4. Porto Alegre
  5. Belo Horizonte
  6. Salvador
  7. Fortaleza
  8. Curitiba
  9. Recife
  10. Florianópolis

INTERNACIONAIS

  1. Orlando (EUA)
  2. Miami (EUA)
  3. Santiago (Chile)
  4. Lisboa (Portugal)
  5. Buenos Aires (Argentina)
  6. Nova York (EUA)
  7. Paris (França)
  8. Roma (Itália)
  9. Lima (Peru)
  10. Montevidéu (Uruguai)

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias