Movida

Leonardo Ramos   |   30/07/2018 13:39

Relatório aponta 'manipulação' em queda de voo da Malaysia

Relatório de governo malaio conclui que sistemas teriam sido manipulados para alterarem a rota

Do gospelherald.com
Mensagens deixadas para os 239 passageiros mortos no voo MH 370, da Malaysia Airlines
Mensagens deixadas para os 239 passageiros mortos no voo MH 370, da Malaysia Airlines

Saiu nesta semana o relatório final do governo da Malásia sobre o desastre do voo MH 370 da Malaysia Airlines, desaparecido desde 2014. A conclusão é que a aeronave foi, "provavelmente", desviada deliberadamente de seu trajeto original, e levada para o sul do Oceano Índico.

O Boeing 777 que partiu de Kuala Lumpur, capital da Malásia, deveria seguir no sentido norte, rumo a Pequim, na China; o avião seguiu, porém, uma direção completamente oposta, para o sul do Oceano Índico, onde caiu com 239 pessoas a bordo. Segundo divulgou o site Bloomberg, foi concluído no relatório que dificilmente pode-se atribuir a mudança do curso a qualquer falha do sistema.

O relatório de 449 páginas, porém, ofereceu pouco para resolver um dos maiores mistérios da aviação moderna, e não chegou a atribuir uma culpa específica. Não há nada que sugira, por exemplo, que o avião estava evitando o radar, ou evidências de mudanças comportamentais na tripulação.

O relatório sai poucos meses após ser divulgada por especialistas a hipótese de que o capitão do voo, o malaio Zaharie Amhad Shah, teria deliberadamente evitado o radar por horas para garantir que o avião nunca fosse encontrado. Um dos autores da tese foi Martin Dolan, que na época da queda era Comissário Chefe do Departamento de Segurança de Transportes da Austrália e conduziu as investigações por dois anos.


*Fonte: Bloomberg

conteúdo original: https://bloom.bg/2LA9tP2

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias